Alunos de Araranguá desenvolvem ações em creches e no Lar de Idosos

Universitário Solidário é um programa da Unisul que envolve todos os cursos de graduação. É um Programa de ensino, pesquisa e extensão, significativo, possuindo desdobramentos relevantes, apresentados em diversos projetos tais como: Calouro Solidário e Veterano Solidário.

Esta ação social envolve pesquisa bibliográfica, de campo e intervenções na comunidade que permitirão avanços significativos nas atividades formativas e em ambientes de aprendizagem diferenciados

Destaca–se pela interinstitucionalidade de responsabilidade social, estimulando numa via de mão dupla, os gestores, professores e acadêmicos dos Cursos, tanto no ensino como na pesquisa, bem como os envolvidos das Instituições parceira, a abrirem seus espaços para uma atividade formativa inovadora.

Tem como principal objetivo promover a integração do universitário das mais diversas fases dos cursos, na comunidade interna e externa, oportunizando – lhe o desenvolvimento de valores como a solidariedade, voltados ao esforço de inovação contínua

AÇÃO SOLIDÁRIA

Incentivados e apoiados pelo DCE de Araranguá, pela coordenadora do curso, professora Rejane da Silva Johansson e orientados pela professora articuladora da atividade, Marilene da Rosa Lapolli, os 104 estudantes das turmas do primeiro semestre do curso de Direito da Unisul de Araranguá, realizaram o Projeto de Extensão “Calouro Solidário” em Creches e Lar dos Idosos da Cidade.

Para o sucesso das atividades ocorreram reuniões de planejamento para compreensão da proposta do Universitário Solidário;

Estudos filosóficos e sociológicos das Leis 8.069/09 e 10.741/03 denominadas Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto de Idoso, respectivamente e de artigos referentes aos temas foram realizados em sala de aula.

As duas turmas mobilizaram suas famílias e comunidades, bem como todos os estudantes da Unidade de Araranguá para arrecadar fundos e diversas doações para atingirem seus objetivos.

Para a caracterização do grupo na Ação Solidária, foram confeccionadas camisetas com a logo do programa de extensão. Nesta etapa os estudantes também contaram com o patrocínio da Estamparia e Bordados Miranda e Confecções Kabbit.

A turma A, propiciou no dia 25 de maio uma tarde de lazer com lanche especial para 150 crianças da Creche Tia Valda da Rede Municipal de Araranguá.

A ação contemplou a entrega de 100 cartilhas educativas quanto ao uso responsável da energia, doadas pela Cooperativa Pioneira de Eletrificações de Forquilhinha (COOPERA), entretenimento com brinquedos montados com o patrocínio da Divertiks Recreações de Araranguá, fantasias e kit pintura artística, oferecidos pela Magali Recreações.

Para o lanche os universitários puderam contar com prestadores de serviços alimentícios da comunidade externa como as doceiras Síntia Bereta, de Maracajá e Tita da Unisul, além de Dionísio Pastéis.

Admirável o envolvimento do grupo, que simultaneamente as atividades de estudos, arrecadaram inúmeros agasalhos infantis e adultos e mais de 200 livros de Literatura Infantil para a Biblioteca da Creche contemplada pela ação.

A Turma B, realizou sua atividade solidária no dia 17 de junho presenteando os 35 idosos do Lar São Vicente de Araranguá, com uma tarde de Lazer contemplada por um saboroso lanche, um presente pessoal, doação de fraldas geriátricas, leite e outros alimentos, além da alegria de cantar e dançar animados, por dois músicos da turma: Fábio Hahn Matos e Ramon Costa Teixeira.

“Sempre incentivada e apoiada pela coordenação de Curso, prof. Rejane da Silva Johansson, sinto grande realização em orientar esta atividade pedagógica, pois é realmente uma via de mão dupla: desperta virtudes perenes que vem sendo adormecidas pela sociedade tecnológica cada vez mais distante do aperto de mão, do abraço, do sorriso olho no olho”, afirma a professora Marilene, responsável pelo planejamento e execução da atividade.

 

COMPARTILHAR