Unisul agilizará processo de validação de documentos do acadêmico

A Unisul identificou a necessidade da evolução dos processos que compõem a gestão acadêmica, e a interação tecnológica é uma das etapas a ser desenvolvida pela universidade. Encarregado desta mudança, o Programa Vida Acadêmica tem como missão a otimização dos processos informatizados de gestão acadêmica da Unisul. E, através da construção de novas ferramentas, possibilitará o trabalho entre os pilares integrados da universidade: ensino, pesquisa, extensão e gestão em seus diversos níveis e modalidades. Para tal, está construindo ambientes favoráveis ao negócio da universidade, o que facilitará o gerenciamento dos processos.

A evolução das ferramentas parte da demanda sentida pelos acadêmicos, professores e demais colaboradores da instituição. Neste primeiro momento, ouvindo secretarias e SAIACs, a Unisul optou por incorporar aos processos, e ao sistema, o ‘validador de documentos’. Além da segurança no trabalho, secretarias e SAIACs terão uma otimização de tempo para dedicar-se a outros processos e atividades inovadoras e criativas. “Trata-se de uma solução tecnológica que vai contribuir para agregar segurança às assinaturas/rubricas de documentos que serão emitidos pela universidade. Tal ação dificultará as tentativas de falsificação, e conferirá maior segurança e agilidade ao que produzirmos/assinarmos”, destaca a Gerente da Mudança do Programa Vida Acadêmica, professora Dâmaris de Oliveira Batista da Silva.

O que mudará com o validador de documentos

Atualmente, os estudantes que solicitam um documento precisam formalizar o pedido (presencialmente ou web), observar os prazos de cada requerimento e aguardar a expedição e disponibilização/envio do documento, conforme os prazos de cada um. Este processo consome papel, tinta, desgaste de equipamento, transporte, tempo, pessoas e o tempo do estudante. Com a mudança, a ser implementada em 2018, o validador de documentos será aplicado, inicialmente, em atestados, histórico escolar e certificados de extensão (incluindo eventos). Para estes haverá, no rodapé, um código alfanumérico que, ao ser digitado em site próprio, conferirá a autenticidade. Validação em tempo real. Na percepção da professora Karla Coelho Grillo “isso vai facilitar a vida de todos, além de diminuir custos e agilizar serviços”, aponta.

Além da agilidade em emitir documentos que estarão disponíveis totalmente on-line, na hora e de onde precisar, com o validador de documentos o índice de satisfação com os serviços aumentará, ele ganhará também em segurança e credibilidade perante qualquer instituição quanto à originalidade.