Unisul ajuda no desenvolvimento de novos negócios

A crise econômico-social com o consequente aumente do índice de desemprego têm motivado milhões de brasileiros a apostarem em novos negócios com espírito empreendedor. Só nos últimos sete meses foram mais de 8 milhões de pessoas que constituíram suas próprias microempresas, o que representa crescimento de 10,9% no desenvolvimento de pequenos empreendimentos. E a Unisul contribui para esse crescimento através do seu projeto Consultor, que promove encontros para orientar e auxiliar pessoas dispostas a desafiar-se no campo do empreendedorismo.

André Vieira Bernardo trabalha com afiação de alicates há mais de dois anos. O negócio é o principal sustento da família e durante esses anos o número de clientes aumentou bastante. Com o objetivo de expandir ainda mais o seu negócio, ele viu no Projeto Consultor uma oportunidade. “Participei de dois encontros e já aprendi muito. Eu não desperdicei essa chance, pois tudo o que vier para agregar e contribuir para o crescimento do meu negócio vai ser muito bom”, comenta.

André (esquerda) durante encontro do Projeto Consultor

O Projeto Consultor da Unisul, além de realizar consultoria para os empreendimentos incubados na Incubadora CRIE, também promove encontros com pessoas de comunidades economicamente vulneráveis que queiram melhorar seus empreendimentos. “Nós fazemos uma análise do negócio, verificamos as oportunidades e oferecemos orientações e encaminhamentos para que essas pessoas possam expandir e prosperar”, comenta a professora Ivone Junges, orientadora do projeto.

Pensando no futuro

Já para Dionel Pizone de Souza, o Projeto Consultor foi uma forma que ele encontrou para se organizar a pensar em seu futuro. Ele possui uma fábrica de gaiolas de pássaros e é com este trabalho que sustenta toda a família. “Cada pessoa tem uma visão sobre as coisas, então é bom aprender também com os outros. É importante estar atualizado e se organizar, pois precisamos pensar no futuro. Espero que o Projeto Consultor me ajude a melhorar a minha empresa”, espera.

Durante o primeiro semestre de 2019, o Projeto Consultor da Unisul já prestou 35 consultorias, entre empresas incubadas e comunidade. Qualquer pessoa, que tenha uma ideia de negócio, pode participar. O projeto não realiza consultoria para empresas já consolidadas. “O trabalho é totalmente gratuito, pois essa é uma vertente da extensão, que é levar o conhecimento produzido na universidade para as comunidades”, finaliza Ivone. O projeto também conta com a participação dos professores Luciano José Savio e Orlandy Orlandi e da estagiária Gabriela Alves Berto.

COMPARTILHAR