Unisul e Araranguá: parceiras há mais de 25 anos no ensino superior

Conhecida como a Cidade das Avenidas e também como Polo Educacional, a centenária Araranguá completa no dia três de abril, 139 anos de existência. E a Unisul faz parte dessa história desde a década de 90, sendo a pioneira no ensino superior no município. Há 27 anos essa parceria tem colhido bons frutos.

A Unidade Universitária da Unisul em Araranguá existe desde 1992 e conta com os cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Direito e é um polo da UnisulVirtual. “Fomos bem recebidos e atualmente temos um elo afetivo com a cidade. Nossos alunos e egressos atuam em áreas como educação, gerenciamento, setor financeiro, profissionais liberais, entres outras, nos setores públicos e privados e em cargos de liderança, contribuindo para o desenvolvimento regional”, destaca a Coordenadora da Unisul de Araranguá, Araceli Farias de Oliveira.

Os estudantes, desde os primeiros anos na graduação, podem exercer atividades de estágio. E os cursos oferecem extensão como o Declare Certo e o Núcleo de Práticas Jurídicas, prestando relevante serviço à comunidade local, reforçando o compromisso com o crescimento e o desenvolvimento de Araranguá. “Nossos acadêmicos através dos estágios obrigatórios contribuem com a prestação jurídica às pessoas carentes, permitindo-lhes acesso à justiça. O corpo de advogados atuantes na comarca totaliza cerca 80% de egressos oriundos da Unisul”, acrescenta a coordenadora do curso de Direito da unidade, Rejane Johansson.

Sandro Roberto Maciel, é advogado, ex-prefeito da cidade de Araranguá e egresso do curso de Direito da Unisul. Ele enfatiza a importância que a Universidade teve para a própria história. “Sou da primeira turma de Direito do Campus de Araranguá, e ali eu tive a minha formação superior. É onde eu conquistei muita coisa na vida. Então, tenho uma gratidão pessoal pela Unisul, por ter ali aprendido muito. Mas do ponto de vista mais geral, e até tendo em vista a minha posição de pessoa pública, eu tenho só a agradecer a Universidade por tudo o que tem feito pela nossa cidade. Desejo vida longa à Universidade, pois ela é muito importante para Araranguá”.

A educação que transforma histórias

O Auditor Fiscal da Receita Estadual, Ailton Maciel Tomaz, explica que as oportunidades em sua vida profissional surgiram após egressar do Curso de Ciências Contábeis em 2004. Para ele foi de grande importância a Unisul existir em Araranguá, pois não houve a necessidade de se deslocar para outras regiões em busca de graduação.

Ari Matos Júnior, corretor de imóveis e também egresso da Unisul de Araranguá, destaca a importância da Instituição para a cidade e a região. “Como ex-aluno, eu posso afirmar que a cada ano que passa a Unisul insere no mercado de trabalho profissionais que exercendo suas atividades implantam nas empresas, nos colegas de trabalho e na própria sociedade todo crescimento absorvido nos anos de graduação. E isso faz com que tanto a nossa cidade como todas as cidades da região tenham um ganho e um desenvolvimento muito grande”.

A Universidade possui grande relevância na região da Amesc e tem seus feitos destacados pelo professor da Unisul Rafael Rocha, empresário e também consultor do Sebrae. “A instituição contribui para o aumento de profissionais na área da gestão e possibilitou instituições públicas e privadas de investirem mais, ganharam novos mercados e geraram mais emprego e renda, estimulando o comércio local. As empresas familiares, característica comum na nossa região, passaram a ter mais segurança na sucessão familiar. Já o empreendedorismo do administrador fortaleceu a vocação do município estimulando o crescimento da indústria do agronegócio, da confecção, transporte, comércio e serviços locais, e da gestão pública. A classe empresarial está mais unida, atua com ações voltadas para o empreendedorismo, compartilhando experiências e planejando o futuro da economia local”.

Unidade Araranguá da Unisul

A Unidade conta com equipados laboratórios de informática, incubadora, escritório modelo de Direito, auditório, museus, serviços gratuitos de atendimento ao estudante, biblioteca e acesso facilitado. Localizada no extremo sul catarinense, a Instituição está às margens da Rodovia Governador Jorge Lacerda, 3201, no Bairro Urussanguinha, na cidade de Araranguá.

Hoje, a cidade de Araranguá conta com mais de 62 mil habitantes e possui um desenvolvimento econômico em ritmo acelerado. Isso ocorre por conta da localização privilegiada da cidade, ela está próxima da BR 101 e a uma distância de 200 km tanto da capital Florianópolis – SC quanto da capital Porto Alegre – RS. E a Unisul possibilita que a cidade e também toda a região tenha acesso à ensino superior de qualidade. “Sabemos que a educação transforma a sociedade de maneira positiva”, acrescenta Araceli Farias de Oliveira, coordenadora da Unidade da Unisul de Araranguá.