Planejamento urbano e cidades inteligentes são foco de parceria entre Unisul e CAU/SC

Estar permanentemente atenta às demandas sociais e desenvolver ações que transformem para melhor às diferentes realidades está no cerne de uma Universidade Comunitária. Neste contexto, no último dia 8, a Unisul e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) formalizaram parceria que contemplará a implementação de três projetos, de planejamento urbano, mobilidade e as cidades inteligentes. O ato de assinatura ocorreu na sede do CAU/SC, na capital do Estado, e contou com as presenças do reitor da Unisul, professor MauriLuiz Heerdt e do presidente do Conselho, o arquiteto e urbanista Luiz Alberto de Souza.

Os projetos estarão estruturados em eventos, nos três eixos (cidade, profissão e escola), e serão desenvolvidos, num primeiro momento, nos meses de setembro e outubro deste ano na mesorregião sul. O primeiro (eixo cidade), tem o objetivo de capacitar os principais agentes públicos para os desafios e perspectivas da ‘nova cidade’. O segundo (eixo profissão), integra e envolve estudantes com docentes de diferentes Instituições de Ensino, no âmbito da Arquitetura e Urbanismo. O terceiro, envolve escolas e essas mesmas Instituições de Ensino, para a realização de prototipagens que identifiquem e valorizem as paisagens urbanas, a começar por um recorte na região central de Florianópolis.

A consolidação da nova parceria entre Unisul e CAU/SC dissemina e potencializa, o conceito ‘Cidade Inteligente Pensa’ da entidade, cujas premissas permeiam eventos e congressos anuais, itinerantes, organizados para percorrerem várias cidades catarinenses. O objetivo é estimular e instigar arquitetos e urbanistas a pensarem nos novos desafios da profissão e na transformação das cidades. De acordo com o conceito ‘Cidade Inteligente Pensa’ do CAU/SC, e atendendo ao eixo cidade, a assinatura da parceria visa fomentar ações que busquem a capacitação dos membros que compõem os conselhos das cidades e os agentes públicos, nos municípios da mesorregião sul.“O CAU sente-se honrado de fazer uma parceria com a Unisul, visando implementar esses três projetos importantes que foram escolhidos no Congresso Itinerante de 2016 e que visam estimular o exercício profissional, além de implantar ideias novas nas cidades”, comentou o presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza.

As ações tratam do planejamento urbano, compreendendo a dimensão estrutural da cidade e o contexto regional em que está inserida, com vistas à definição de diagnósticos, planos e projetos que atendam às demandas da sociedade e auxiliem na gestão pública efetiva. “São três projetos que vamos promover junto ao Conselho e vamos estar promovendo capacitações sobre cidades inteligentes, sobre planejamento urbano e sobre mobilidade. Ou seja, vamos estimular e dialogar ainda mais com a sociedade a partir desses temas importantes para a atualidade”, projetou o reitor da Unisul, professor Mauri Heerdt.

Neste contexto, o projeto será desenvolvido em três momentos distintos. No primeiro, com a realização de palestras para agentes públicos. “Estamos muito satisfeitos e acreditando que vai ser de bons frutos essa parceria hoje assinada aqui entre o Cau/SC e a Unisul”, complementou o presidente do CAU/SC. Num segundo momento, serão realizadas oficinas de trabalho, orientadas por professores e membros do Conselho da Cidade de Tubarão aos representantes dos Conselhos das Cidades dos demais municípios da Mesorregião sul e outros atores interessados e, no terceiro momento, com a discussão dos resultados das oficinas de trabalho, em mesa Redonda para a organização de um design thinking, visando à prototipagem de um ideário de cidade, tendo como recorte um espaço da região central de Florianópolis. “A ação tem uma primeira importância que é o relacionamento que estamos criando e solidificando com diversas entidades. Nessa perspectiva, ter uma parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Estado é fundamental”, finaliza o Reitor.

Os eventos serão implementados nos meses de setembro e outubro deste ano.