Unisul e ICEA projetam ampliar a parceria

A diretora do campus UnisulVirtual, Ana Paula Reusing Pacheco, e o professor Adenir Viana visitaram o Instituto de Controle do Espaço Aéreo – ICEA, no mês de agosto. O Instituto busca ampliar as parcerias com as IES. A Unisul mantém uma estreita cooperação com a Aeronáutica desde 2008, quando firmou um Convênio para a oferta dos cursos que utilizam os Quartéis como polo, vigente até os dias de hoje.

A visita teve início com uma palestra sobre o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – SISCEAB, sobre o ICEA e sua missão, e, ainda, sobre quais os objetivos a serem alcançados com os cursos que poderiam ser ministrados por Instituições civis.

Os representantes da Unisul ainda se reuniram com o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, Maj. Brig – do – AR Potiguara e Diretores de Institutos do Departamento, entre os quais o Reitor do ITA. Na ocasião, também visitaram os simuladores que integram o currículo dos cursos de formação e aperfeiçoamento voltados para o controle do espaço aéreo. De acordo com o professor Adenir Viana, houve muito interesse em estreitar as relações institucionais com a Unisul, com boas possibilidades de se fechar parcerias.

O professor Adenir ressalta que foi implantado no Instituto de Logística da Aeronáutica – ILA, localizado na Base Aérea de Cumbica, a metodologia EaD. “Neste contexto, a Unisul foi convidada a visitar o Instituto de Controle do Espaço Aéreo – ICEA, tendo em vista estar este Instituto buscando parcerias com Instituições de Ensino, visando ampliar a oferta de cursos técnicos de formação e aperfeiçoamento de controladores de voo ministrados pelo Instituto”.