Unisul e Universidade de Aveiro firmam acordo de cooperação

A Unisul e a Universidade de Aveiro, em Aveiro, Portugal, consolidaram o Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional. O acordo já estava em tramitação desde o ano de 2017, quando a professora Marlene Miguéis visitou o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unisul e na ocasião falou sobre a formação de professores em Portugal e suas pesquisas nessa temática.

Esse acordo de cooperação surgiu das parcerias de pesquisa entre as professoras doutoras Yalin Brizola Yared e Josélia Euzébio da Rosa do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UNISUL com os professores doutores Rui Marques Vieira e Marlene da Rocha Miguéis, ambos do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal e pesquisadores do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/Portugal.

Frutos da parceria

Com a consolidação do acordo, muitas atividades acadêmicas poderão ser realizadas em parceria com os pesquisadores da Universidade de Aveiro, como por exemplo, intercâmbios e a realização de pesquisas em rede, envolvendo docentes e discentes das duas universidades. Além da organização de um dossiê a ser publicado na revista Poiésis, publicação de artigos em coautoria, participação em bancas e organização de eventos.

Uma das primeiras ações do acordo de cooperação foi a participação do professor Rui Vieira em uma banca de defesa de mestrado no último dia 25 de fevereiro. Sob orientação da professora Yalin, a mestra Ediane da Silva defendeu a dissertação intitulada “Supervisor escolar e professores que ensinam ciências: um estudo bibliográfico e documental como subsídio a uma formação crítica em educação sexual”. Ainda, a banca contou com a participação da professora doutora Sonia Maria Martins de Melo do PPGE/FAED/UDESC também como examinadora externa e das professoras doutoras Fátima Marcomin e Tania Mara Cruz, ambas do PPGE/UNISUL, como examinadoras internas.