Unisul entra na pesquisa nacional sobre Covid-19

Unisul está entre as 38 universidades brasileiras que tiveram seus projetos aprovados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -, em edital emergencial do COVID – 19, de combate a surtos, endemias e pandemias. A Unisul foi a única universidade comunitária contemplada. Os projetos são sobre fármacos e imunologia de diferentes universidades brasileiras e ao todo serão 482 pesquisadores no Brasil e no exterior. Na Unisul, quem está coordenando o projeto é a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Anna Paula Piovezan, juntamente com os professores Jefferson Traebert, Eliane Traebert e a Pós-Doutoranda Verônica Horewicz, em parceria com profissionais da Prefeitura de Palhoça.

O projeto, intitulado ‘Efeitos do tratamento com anticoagulante oral associado a antibioticoterapia, sobre parâmetros clínicos, imunológicos, internação e mortalidade em pacientes com suspeita de infecção por Covid-19’, de acordo com a coordenadora, se constitui em um ensaio clínico para testar a eficácia de um tratamento com anticoagulante oral e antibioticoterapia, em desfechos clínicos, imunológicos de internação hospitalar e de mortalidade em pacientes com suspeita de Covid-19, no município de Palhoça.

“Pretendemos iniciar ainda este mês. O projeto tem 4 anos de duração, mas a intenção é que seja feito o quanto antes. Já iniciamos com as reuniões com a Prefeitura Municipal de Palhoça esta semana. Talvez até o final do ano já tenhamos resultados do estudo sobre a eficácia do tratamento. O ensaio clínico será com pacientes com suspeita de Covid-19 que se dirigirem à UPA de atendimento 24 horas, de Palhoça. Vamos fazer uma triagem daqueles que tiverem sintomas de coagulopatia (problemas de coagulação sanguínea) e a vamos testar dois protocolos. Para avaliar a eficácia do tratamento serão feitos diferentes testes em laboratórios conveniados com a Prefeitura Municipal, porque são ensaios que precisam de referências em humanos, e a outra parte do projeto avalia o mecanismo de ação do tratamento, investigando as consequências do tratamento sobre o sistema imunológico. Esses últimos, vão ser feitos no LANEX – Laboratório de Neurociência Experimental na Pedra Branca”, explica a professor Anna.

De acordo com o professor Jefferson Traebert, o PPGCS mostra sua força acadêmica, já que foram apenas 38 projetos aprovados no país e o nosso da Unisul está entre eles. “A participação de profissionais de Palhoça reforça ainda mais a parceria da Universidade com o município na salutar interação serviço/academia, proporcionando aos mestrandos e doutorandos um campo de pesquisa real, o Sistema Único de Saúde, com todas as suas fortalezas e debilidades no nível local. O projeto proporcionará a entrada de mais dois estudantes de doutorado e um pesquisador de pós-doutorado, agregando força em um ciclo virtuoso de benefícios acadêmicos para a Universidade, formativos para os profissionais de Palhoça, e sociais para a população brasileira”, ressalta Traebert.