A Unisul obteve conceito 5 em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para o recredenciamento da instituição junto ao Sistema Federal de Ensino. A nota máxima coloca a Universidade entre as melhores Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina e do País, legitima a qualidade dos seus cursos, projetos e serviços, bem como a excelência da infraestrutura física nos processos formativos promovidos pela instituição. Demonstra, enfim, a coerência entre as políticas acadêmicas e de gestão – que integram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2015-2019) – e a sua prática efetiva, cujos resultados mobilizam a sociedade e mais de 25 mil pessoas, entre discentes, docentes e colaboradores, em três Campi, seis Unidades Universitárias, 78 Polos de Apoio EAD, nos diferentes níveis e modalidades. O Ministro da Educação, por meio da Portaria 197, de 7 de março de 2018, homologou parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que recredencia a Unisul pelo prazo de 8 anos. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 7 de março de 2018.

A nota máxima foi atribuída à Unisul após um criterioso procedimento avaliativo, com análises documentais da Instituição, e duas avaliações in loco por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), nas quais ocorreram reuniões com estudantes, professores, coordenadores de curso, técnico-administrativos e dirigentes, bem como a verificação das instalações físicas e demais infraestruturas.  As visitas dos avaliadores aconteceram em setembro e novembro de 2017, respectivamente nos Campi da Grande Florianópolis e em Tubarão. Até 2014 a Unisul era vinculada ao Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), com o último ato regulatório de recredenciamento institucional realizado em 2007. Em 2014, a Unisul migrou para o Sistema Federal de Ensino, passando então todos os processos de avaliação externa a serem realizados diretamente pelo MEC. Além de evidenciar a excelência da instituição, o CI 5 é referência para os diversos atos regulatórios relativos aos cursos e a própria instituição. A avaliação externa é um dos eixos que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e os conceitos que podem ser atribuídos vão de 1 a 5.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor   Hércules Nunes de Araújo, o conceito que recredencia plenamente a Unisul coroa mais uma etapa do movimento positivo e propositivo da Instituição: “nossos programas de graduação e de pós-graduação foram fundamentais na acreditação. Este processo auxilia e dá segurança, entre outros, à comunidade e aos interessados que buscam referências sobre onde cursar, estudar e realizar o seu projeto de vida. Fazer parte de uma instituição de 53 anos, que tem o conceito máximo, avaliada pelo maior órgão de educação federal do país, sem dúvida, é muito positivo”, frisou.

O procurador institucional, professor Roberto Iunskovski, explica que ao longo do processo que culminou com o recredenciamento, toda universidade foi verificada: “foi realizado um olhar amplo sobre a instituição, desde seus aspectos formais legais, até a infraestrutura, laboratórios, corpo docente, ou seja, a soma de tudo foi avaliada; o planejamento, o projeto político-pedagógico, o relacionamento com a comunidade, a sustentabilidade, o conjunto de tudo o que a Universidade é e faz, foi avaliado por duas comissões formadas por avaliadores designados pelo INEP”, afirmou.

O Reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, fez questão de evidenciar a atuação comprometida dos envolvidos: “o processo de recredenciamento pôde refletir a importância do papel das pessoas que fazem o dia a dia da Unisul: o talento, a dedicação e a relevância de cada integrante da Universidade neste movimento, sejam alunos, professores, técnico-administrativos e a própria comunidade; minha gratidão a todos”. O Reitor ressaltou ainda, que o momento possibilitou à Unisul a oportunidade singular de autoavaliação, na perspectiva da qualificação permanente e, igualmente, a responsabilidade de seguir proporcionando um acesso ao ensino superior com excelência, em todas as etapas do nosso processo de ensino-aprendizagem.

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