Unisul Global recebe 57 americanos para aprender português

O Centro Internacional da Unisul Global, realizará o lançamento de mais uma turma do programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros, em parceria com os Programas Internacionais Critical Language Scholarship (CLS), Language Flagship Program (FLAGSHIP) e Flas Fellowships Program (FLAS), juntamente com o Departamentos de Defesa e Departamento de Estado do Governo dos EUA, a International Studies Abroad ( ISA) e University of Georgia, na próxima segunda-feira, 24/06, na Unisul Unidade Dib Mussi.

A Unisul irá receber 57 estudantes vindos de diferentes universidades americanas. Eles ficarão morando em Florianópolis por dois meses, para estudar e também conhecer a cultura regional. Este é o primeiro e único Instituto de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira, do Critical Language Scholarship (CLS), reconhecida e fundada pelo Governo Americano por meio do American Councils for International Education.

De acordo com o professor Baltazar Andrade Guerra, diretor do Centro Internacional da Unisul, este é um programa que visa capacitar os estudantes norte americanos em língua portuguesa e cultura brasileira. “Sem sombra de dúvida este curso irá contribuir muito para a aproximação dos dois países e favorecer um diálogo, cada vez maior, entre o Brasil e os EUA. Este programa reforça a internacionalização da Universidade e também é um reconhecimento da competência da Unisul no ensino de língua portuguesa para estrangeiros.

Guerra enfatiza que a Unisul possui o primeiro instituto do Critical Language Scholarship (CLS), o que significa que a universidade também é a primeira instituição no mundo reconhecida pelo departamento do estado do governo dos EUA, para ensinar a língua portuguesa. “O estadunidense, cidadãos da maior potência econômica do mundo, entender a nossa língua e a nossa cultura abre portas fantásticas para que eles possam realizar transferência de tecnologia, comércio, investimento e reforçar as relações econômicas, sociais e culturais, com o Brasil que é a oitava maior economia do mundo. Este diálogo entre estas duas nações é extraordinário”, reforça Guerra.

A solenidade de lançamento do programa, irá ocorrer no dia 24/06, ás 10 horas, na Unidade Dib Mussi, e contará com a presença do professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul; da Sra. Joelle Uzarski, Adida Cultural da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília; da Sra. Julia Harlan, oficial principal do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre; da Sra. Tania Alexandra Malinski Alberti, 1ª Secretária do quadro especial no Ministério de Relações Exteriores do Itamaraty, encarregada interina do Escritório de Representação da Relações Exteriores, ERESC (SC); do professor Baltazar Andrade Guerra, diretor do Centro Internacional da Unisul; da Silvete Helena Heerdt; diretora da Unisul Global; dos estudantes norte- americanos, e demais convidados.

Programa Critical Language Scholarship (CLS)

O CLS promove o ensino intensivo de idiomas em um ambiente de imersão para estudantes americanos de graduação e pós-graduação com experiências adicionais de enriquecimento cultural estruturado. Por ano, cerca de 550 alunos são encaminhados para o exterior e com a inclusão da Unisul Global, os grupos terão acesso à Língua Portuguesa. O programa subsidiado pelo Departamento de Estado Americano com fundos provenientes do Governo Americano. Este programa é administrado e implementado pelo American Councils  for International Education.

Programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira

O Programa de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para estrangeiros recebe alunos de vários países o ano todo. A primeira edição do curso aconteceu em 2005 e em 2013 foi criado o Centro Internacional, abrigando o curso de Português e Cultura Brasileira para Estrangeiros, Programas Customizados e Disciplinas em Língua Inglesa. Desde 2016, a Unisul Global aperfeiçoou o curso para atender aos padrões esperados de aprendizagem dos programas de Foreign Language and Area Studies – FLAS  e Language FLAGSHIP Program,  incluindo capacitação de professores e adequações nos planos de ensino das disciplinas de língua portuguesa. Em 2018, foi firmada a parceria com o programa da Critical Language Scholarship – CLS.