Unisul integra programa de incentivo a inovação da PMF

A Unisul é uma das instituições gestoras que atuam como facilitadora das atividades cooperativas em dois Arranjos Promotores de Inovação (APIs): Educação e Informática. O API é uma ação programada da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) que convida empresas e outras organizações para ampliar a capacidade de inovação da região e contribuir no seu desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Em 2017 a Unisul foi eleita para assumir a gestão do API em Educação, porque um dos critérios avaliou a relevância da universidade junto ao Conselho Municipal de Inovação da PMF, tendo em vista que todas as demais entidades participantes já possuíam representatividade por meio do outros APIs.

Nesse caso a Assistente Pedagógica Dra. Flávia Wagner representará a Unisul junto ao API Educação, e no API Informática a Dra. Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher – Coordenadora do Cursos de Sistemas de Informação, ligadas diretamente ao Conselho Municipal de Inovação por um mandato de 3 anos (2017-2019).

Desde o funcionamento dos APIs, foram construídos os grupos dos Arranjos Promotores de Inovação; os regimentos internos de cada API; a eleição das Diretorias e a Entidades Gestoras; e a primeira chamada pública do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Inovação ou do Fundo Municipal de Inovação. Atualmente estão em exercício os seguintes APIs:

I – API em Turismo, Economia Criativa, Cultura e Entretenimento
II – API em Saúde, Equipamentos médicos e Insumos
III – API em Educação
IV – API em Comércio e Serviços
V – API em Pesca, Maricultura e Agronegócios
VI – API em Transportes e Mobilidade
VII – API em Tecnologias de Informação, Comunicação, Microeletrônica e Nanotecnologia
VIII – API em Energia

Flávia explica que para propor projetos às chamadas públicas é necessária a emissão de uma certidão proponente que comprove o vínculo com a Unisul. “Para ser um membro dos APIs é preciso atestar o vínculo com a universidade, para que possamos propor projetos no Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Inovação ou do Fundo Municipal de Inovação a entidade como parte do API em Educação ou Informática”.

Podem solicitar a certidão comprobatória de vínculo a um API:

I – Qualquer membro do API, devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Inovação;
II – Aluno regularmente matriculado em alguma Instituição de Ensino membro do API;
III – Pesquisador regularmente vinculado a alguma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação membro do API;
IV – Empresa ou Pessoa Física regularmente associada a alguma Entidade Empresarial membro do API;
V – Empresa regularmente estabelecida em algum Condomínio Empresarial membro do API;
VI – Empresa ou Organização regularmente estabelecida em algum Parque Tecnológico membro do API;
VII – Empresa regularmente estabelecida em alguma Incubadora ou Aceleradora membro do API.

A chamada pública para propostas de projetos de inovação poderá ser apresentada nos seguintes períodos:
I – Primeiro Período: de 1º de janeiro a 31 de março;
II – Segundo Período: de 1º de abril a 30 de junho;
III – Terceiro Período: de 1º de julho a 30 de setembro.

Mais informações no site: http://spii.pmf.sc.gov.br/ ou com a representantes da Unisul: Flávia Wagner (API Educação): flavia.wagner@unisul.br e Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher  (API Informática):  vera.schuhmacher@unisul.br