Unisul integra rede de pesquisa que reúne cientistas de Universidades Europeias e Latino Americanas

A Unisul iniciou uma parceira, em janeiro deste ano, com do projeto “ChangetheClimate: Assuring the Quality of Environmental Strategies in Latin-American Higher Education/QualEnv”,  com término previsto para janeiro de 2023, fomentado pela Comissão Europeia/União Europeia no âmbito do programa Erasmus+ Programme Capacity-Building projects in the field of Higher Education (E+CBHE). O principal objetivo do projeto é aumentar a contribuição da Universidade Latino-Americana para o Desenvolvimento Sustentável, através da implementação de práticas sistemáticas ambientais e processos de qualidade alinhados com os ODS da ONU, melhorando a gestão e as operações das instituições de ensino superior.

O projeto é coordenado pelos professores Doutores Ana Regina Aguiar Dutra e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, ambos vinculados aos Doutorado e Mestrado em Administração, Mestrado em Ciências Ambientais e do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul. Conta, ainda, com a participação das professoras Anelise Leal V. Cubas (PPGCA), Fátima Elizabeti Marcomin (PPGE) e os professores Thiago Coelho (PPGA) e Jefferson Luiz Traebert (PPGCS).  O projeto terá primeiramente como objeto de estudo o Campus da Pedra Branca, com o apoio do prof. Zacaria Nassar.

De acordo com a professora Ana Regina Aguiar Dutra, o projeto teve seu início marcado por uma reunião com todas as Universidades integrantes da rede em Lisboa/Portugal, no Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE, com sua participação e dos professores Baltazar D´Andrade Guerra, representando a Unisul. O QualEnv conta com o apoio da Reitoria e da Direção do Campus da Pedra Branca.

A professora ainda explica que o crescimento populacional, o aumento da prosperidade e a rápida urbanização estão demandando recursos naturais a um ponto cada vez mais além da capacidade ofertada pela Terra. “Juntamente com as mudanças climáticas, essas pressões estão causando uma degradação ambiental significativa em muitas partes do planeta. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) constituem apelos e propulsores urgentes para que as Instituições de Ensino Superior façam parte das gerações futuras de cidadãos engajados, conscientes de seu papel na criação de sociedades justas e saudáveis. Nesta direção, a UNISUL, em rede de pesquisa internacional, se junta a 13 IES, 10 localizadas na América Latina e 3 Européias, para aumentar a contribuição das Universidades Latino-Americanas para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da implementação de práticas sistemáticas ambientais e processos de qualidade alinhados aos ODS da ONU, melhorando a gestão e as operações das instituições de ensino superior”, relata a Ana Regina.

Saiba mais sobre o Projeto

O QualEnv – Mudança do clima: garantindo a qualidade das estratégias ambientais no ensino superior latino-americano atende a três necessidades principais: gestão ambiental em todos os níveis das atividades de ensino superior, integração da gestão ambiental com estratégias de sustentabilidade e gestão da qualidade institucional e estratégias personalizadas de sustentabilidade na educação. O principal objetivo do projeto é aumentar a contribuição da Universidade Latino-Americana para o Desenvolvimento Sustentável, através da implementação de práticas sistemáticas ambientais e processos de qualidade alinhados com os ODS da ONU, melhorando a gestão e as operações das instituições de ensino superior.

O projeto fornecerá ferramentas e guias para análise de impacto ambiental e mapeamento dos ODS nas operações do campus e atividades educacionais. Um sistema de gestão ambiental será implementado em cada universidade parceira, diminuindo seu impacto ambiental; a consciência da sustentabilidade será avaliada nas comunidades acadêmicas; serão desenvolvidas estratégias de sustentabilidade no ensino superior para melhoria dos currículos; e um curso online comum aberto sobre sustentabilidade será criado em inglês, espanhol e português.

Também aborda as prioridades definidas pelo Programa Erasmus + para a ação Capacitação no campo do ensino superior, através da criação e fortalecimento de mecanismos de garantia da qualidade na gestão ambiental, de maneira consistente com as normas internacionais, como a ISO 14001. Além disso, existe uma valiosa transferência de experiências, habilidades e competências desenvolvidas pelas principais universidades europeias em sustentabilidade e gestão da qualidade. Essas instituições de ensino superior da UE têm políticas e processos maduros, além de conteúdo educacional e de treinamento de alto valor que podem efetivamente servir para acelerar o progresso na implementação dos ODS nas universidades latino-americanas.

Por meio da implementação das atividades do projeto, as universidades parceiras projetarão, desenvolverão e implementarão progressivamente ferramentas de gestão da qualidade que garantirão uma modernização da governança bem estabelecida e a longo prazo.