Unisul lamenta a morte do astrofísico João Evangelista Steiner

O Professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, João Evangelista Steiner, faleceu na tarde desta quinta-feira, dia 10 de setembro, enquanto visitava familiares no município de São Martinho, em Santa Catarina. A causa ainda não foi divulgada.

O reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, consternado, disse que o professor João Steiner foi um dos maiores intelectuais brasileiros. “Steiner esteve várias vezes na Unisul, em ocasiões de diversos eventos. A última vez que esteve na Unisul, proferiu a palestra de abertura do evento da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em 2016, realizado no Campus Pedra Branca, onde falou sobre Buracos Negros: de Albert Einstein às ondas Gravitacionais. Steiner produziu um legado grandioso para a ciência mundial e deixa a Unisul, a nossa região, o município de São Martinho e a nossa família. Estamos todos muito tristes”, declara Mauri.

João Steiner era professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, e sócio da SBPC desde 1974. Teve grande atuação na diretoria da entidade, tendo sido primeiro-tesoureiro da SBPC (1989-1991) e secretário-geral (1991-1993).

Nascido em 1950 em São Martinho, interior de Santa Catarina, Steiner graduou-se em Física na Universidade de São Paulo (USP), em 1973, onde obteve mestrado em Astronomia, em 1975, e doutorado na mesma área, em 1979. Logo em seguida, realizou sua pesquisa de pós-doutorado no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, nos Estados Unidos.

Membro da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS (Academia Mundial de Ciências para o Avanço dos Países em Desenvolvimento), foi condecorado em 2001 com a Ordem do Rio Branco – Grau de Comendador, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, e em 2010 com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Steiner também ocupou a Secretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e dirigiu o Instituto de Estudos Avançados (IES/USP).

O velório de do astrofísico João Evangelista Steiner será realizado em duas etapas. A primeira na parte será na tarde desta quinta-feira e terá continuidade amanhã, na parte da manhã, no crematório São Mateus (Rua Leonete Frontino Alves, 2650, Capivari de Baixo), em Santa Catarina.

Texto com informações do site da SBPC