Unisul participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

O Setor de Assistência Integrada à Saúde (Sais) da Unisul oferecerá vacina a todos os professores da universidade e os do ensino médio do Colégio Dehon que estejam em efetivo exercício da profissão em sala de aula ou em campo de estágios, incluindo os auxiliares de sala de aula do colégio Dehon. O setor de Recursos Humanos (RH) da Unisul emitirá uma relação de todos os professores que têm o direito de receber a vacina.

Importante destacar que a vacinação para os professores começa na próxima segunda-feira (24 de abril) e vai até o final da campanha, dia 26 de maio, no horário de funcionamento da unidade. No SAIS, o funcionamento ocorre das 8 às 12 horas.

Saiba Mais:

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas por pessoas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por meio das mãos e objetos contaminados.

A vacinação tem como objetivo reduzir casos graves da doença que levam à hospitalização e aumentam o risco de morte. Ela está disponível nos postos de saúde para as pessoas que fazem parte do público-alvo. A novidade é que o grupo passa a contar também com professores da rede pública e privada.

Quem recebe a vacina pelo SUS?

• Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)
• Gestantes
• Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
• Idosos (a partir de 60 anos)
• Profissionais da saúde em efetiva atuação
• Povos indígenas
• Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional
• Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
• Professores de escolas públicas ou privadas em efetiva atuação

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, também podem se vacinar, desde que haja prescrição médica. Só não é necessária a prescrição médica para pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS (Sistema Único de Saúde), que deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina.

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país no último ano, de acordo com a OMS (organização Mundial de Saúde): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Ela é contraindicada para pessoas que tenham alergia a ovo de galinha e seus derivados e para quem já teve reação alérgica grave a doses anteriores.
Todos os moradores cadastrados e residentes na área de abrangência da equipe da Estratégia da Família, que é o bairro Dehon, poderão se vacinar, desde que estejam incluídos no público-alvo da campanha.