Unisul promove encontro internacional, na Câmara Municipal de Fpolis, em parceria com a Universidade de Liverpool

O Centro de Desenvolvimento Sustentável/Grupo de pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens) da Unisul e a Universidade de Liverpool promoveram um Workshop sobre Segurança, Mobilidade Urbana e Cidades Sustentáveis na Câmara Municipal de Florianópolis, com a presença e o apoio dos Vereadores Maicon Costa e Lino Fernando Bragança Peres.

O principal objetivo deste encontro foi discutir a segurança viária, no contexto da mobilidade urbana e das Cidades Sustentáveis e identificar potenciais parceiros brasileiros para a criação de uma rede internacional de pesquisa e candidatura de um projeto internacional de pesquisa ao Global Challenge Research Fund, do Reino Unido.

Participaram neste encontro, os Pesquisadores e Cientistas da Universidade de Liverpool: Professor Scott Ferson – Diretor do Instituto de Risco da Universidade de Liverpool, Dr. Eduardo Patelli – professor do Instituto de Risco da Universidade de Liverpool, Dr. Marco de Angelis – Gerente do Instituto de Risco da Universidade de Liverpool e o Dr. Robert S. Birch – Pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade de Liverpool e Pesquisador do Greens. Representando a Unisul, participaram os seguintes pesquisadores do Greens: Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, João Marcelo Pereira Ribeiro, Samara da Silva Neiva, Brenda Caroline Geraldo Castro e Diego Martins Dalbem.  Este encontro teve como anfitriões, na Câmara Municipal de Florianópolis, os Vereadores Maicon Costa e Lino Fernando Bragança Peres.

O Centro de Desenvolvimento Sustentável/ (Greens) da Unisul vem realizando pesquisas nas áreas da mobilidade urbana e das cidades saudáveis e sustentáveis desse 2015, tendo inclusive várias publicações nesta linha de pesquisa, em revistas científicas internacionais, onde se destacam os artigos: The adoption of strategies for sustainable cities: a comparative study between Newcastle and Florianopolis focused on urban mobility, da autoria de José Baltazar Salgueirinho Osorio de Andrade Guerra, João Marcelo Pereira Ribeiro, Felipe Fernandez, Christopher Bailey, Samuel Borges Barbosa e Samara da Silva Neiva, publicado no Journal of Cleaner Production e Multi-criteria analysis model to evaluate transport systems: An application in Florianópolis, Brazil, da autoria de Samuel Borges Barbosa, Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Elton Moura Nickel, Jorge Alcides Cruz, Fernando Antônio Forcellini, Jéssica Garcia e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade, na revista Transportation Research Part A: Policy and Practice.

O Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) reúne mais de 30 pesquisadores, do Brasil, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos da América. Eles vêm das seguintes Universidades: Unisul, UFSC, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Liverpool (Reino Unido) e as suas linhas de pesquisa são: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas desenvolvimento Sustentável, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Ambientais.