Unisul terá 22 novos cursos de graduação em Tubarão

A Unisul inicia o segundo semestre com novidades e irá ofertar 22 novos cursos de graduação no Campus de Tubarão. Dentre eles, Biomedicina, Criminologia, Design de Interiores, Gestão da Qualidade, Gestão Financeira e outros que podem ser conferidos na lista abaixo. Além disso, outros 8 cursos terão seus turnos ampliados.

A motivação da Unisul para criar novos cursos tem a ver com a sua missão de promover uma educação comprometida com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, contribuindo para a melhoria da vida em sociedade. Para conhecer as formas de ingresso, acesse Aqui.

Para o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, a universidade sempre teve essa relação com o desenvolvimento regional. “Não temos dúvidas de que estes novos cursos impactarão em melhor qualificação de pessoas, em geração de novas empresas e oportunidades de trabalho. Em alguns casos são demandas latentes, em outros casos a própria universidade precisa induzir situações inovadoras para o desenvolvimento regional. Também olhamos para a clusterização dos cursos, ou seja, é portfolio organizado por área de conhecimento e atuação profissional, o que possibilita melhor sustentabilidade de todos eles. Isso tudo organizado numa nova matriz curricular, que desenvolverá competências para a vida e a carreira do estudante em conexão com o tempo atual e o futuro que está por vir”.

Retorno das aulas presenciais

A previsão para a retomada das aulas presencias está marcada para o mês de junho, em sintonia com as orientações do Estado de Santa Catarina. Unisul disponibilizou um calendário caso o cenário de retorno das aulas presenciais se confirme para início de junho. “Nessa situação, conseguiremos finalizar o primeiro semestre no final de julho, incluindo já as atividades práticas. Importante dizer que muitas Unidades de Aprendizagem integralizarão os Planos de Ensino conforme o calendário inicial, pois os professores estão conseguindo desenvolver plenamente as atividades com mediação de tecnologias”, explica o reitor.

Caso este calendário não se confirme, faremos nova reorganização do tempo e dos espaços para garantir aos calouros a presença nos espaços físicos e/ou nos ambientes digitais da aprendizagem da Unisul, por meio da UnisulVirtual, que está dando todo suporte neste momento, com a sua experiência de 20 anos no mercado. O professor Mauri, ainda afirma, que a Unisul se ajustou bem a uma realidade excepcional que o mundo está vivendo por causa da pandemia. “O que temos agora, por conta da pandemia, é o desenvolvimento das atividades presenciais por meios digitais. Isso configura uma nova realidade, excepcional devido ao tempo em que vivemos”.

Aula presencial em ambiente digital

O reitor enfatiza que os professores estão fazendo verdadeiras reinvenções, ajudados pelas tecnologias que foram colocadas à disposição e que os estudantes estão participando e sendo, também, protagonistas desse processo. “Evidentemente, temos situações específicas que estão sendo trabalhadas e/ou planejadas, como atividades práticas. Mas, de modo geral, as pessoas estão compreendendo a importância desta época para a vivência de novos modos de cultura, inclusive do modo de aprender. Isso é decisivo para motivar e comprometer o ser humano com o seu processo formativo”.

Relação de Novos Cursos de Graduação Campus Tubarão

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Biomedicina
Ciências Econômicas
Comércio Exterior
Comunicação Institucional
Criminologia
Design de Interiores
Design de Produto
Design Gráfico
Engenharia da Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Física
Gestão da Qualidade
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Recursos Humanos
Gestão do Agronegócio
Gestão Financeira
Logística
Marketing
Produção Publicitária
Sistemas de Informação

Graduação com ampliação de turno – período matutino

Ciências biológicas
Educação Física
Enfermagem
Estética e Cosmética
Farmácia
Fisioterapia
Nutrição
Psicologia

Em relação ao lançamento de novos cursos nos demais Campi da Unisul, o professor Mauri explica que a Unisul já definiu também, apenas está esperando o calendário do MEC para solicitar a autorização, já que para campus fora de Sede isso se faz necessário.

COMPARTILHAR