Unisul TV: 10 anos de dedicação e comprometimento com a região
Unisul TV, ao vivo, no seu computador é realidade.

Unisul TV: uma década de dedicação e comprometimento com a região! No dia 30 de setembro de 2016 a Unisul TV completou uma década no ar. Foram dez anos de dedicação e comprometimento com a região, mas a proposta de televisão universitária é bem mais antiga.

Datas importantes na história da TV

– Diário Oficial da União publica o decreto de outorga de concessão da Unisul TV em 11 de março de 2002.

– Decreto Legislativo foi publicado em junho de 2003.

– Contrato foi assinado em 03 de outubro de 2003. A partir desta data a TV tinha 36 meses para entrar no ar.

– A Unisul TV iniciou com seis repórteres e a comemoração aconteceu no dia 29 de setembro de 2006, um dia antes da inauguração.

– O primeiro programa a ir ao ar no dia 30 de setembro de 2006 foi um especial de 90 minutos. O programa apresentou reportagens sobre as cidades da região, sobre a Unisul e sobre a emissora que nascia.

– No  dia 1º de outubro de 2006 a programação foi aberta com uma missa, presente na programação até hoje. A celebração foi de Dom Jacinto Bergmann, então bispo Diocesano de Tubarão. Naquele dia, jornalistas e técnicos da emissora levaram ao ar a cobertura das eleições para presidente, para governador, senador, deputados federais e estaduais.

– O Câmera Aberta, jornal que faz parte da atual programação, foi ao ar no dia 1º de outubro de 2006.

Antes da inauguração: pessoas que desempenharam papéis-chave

A Editora-chefe do Câmera Aberta Noite, Aline Araújo, está escrevendo um livro sobre os 10 anos da Unisul TV. Em breve este projeto estará acessível para quem quiser conhecer um pouco mais dos bastidores do nascimento da TV universitária. As informações históricas desta matéria só foram possíveis pelas pesquisas feitas por Aline.

Com a criação do Curso de Jornalismo em 1992 iniciaram as discussões para a implantação da Unisul TV, mas o projeto da televisão só começou com a criação de um mini laboratório para a assessoria de imprensa da Unisul. A ideia de ter uma televisão, uma rádio e uma editora passou de reitor para reitor e esbarrou na burocracia.

Gerson Joner da Silveira
Gerson Joner da Silveira

Ao assumir o cargo de Reitor da Unisul, em 2001, o professor Gerson Joner da Silveira teve nas mãos a continuidade, ou não, do projeto da televisão universitária. A construção do Campus Pedra Branca era a preocupação no momento, mas a ideia foi delegada ao Vice-Reitor na época, Sebastião Salésio Herdt, atual reitor da Unisul.

Vice-Reitor em 2006, Sebastiao Salesio Herdt, atual Reitor da Unisul
Vice-Reitor em 2006, Sebastiao Salesio Herdt, atual Reitor da Unisul

O Vice-diretor regional em Santa Catarina do Ministério das Telecomunicações, o engenheiro Luiz Roda dos Reis, já havia implementado diversas TV’s universitárias pelo país e foi convidado para assessorar no processo de outorga da Unisul TV, por conhecer os trâmites no Ministério das Telecomunicações para a concessão e implantação. A Unisul tinha experiência em produção de matérias no Curso de Jornalismo e isso foi um ponto positivo.

Em 2005, Ildo Silva da Silva trouxe experiência adquirida em veículos de televisão em Porto Alegre, Florianópolis, Joinville e Brasília. Assim, apresentou à Reitoria o projeto de implementação da Televisão. E com a proposta inicial de uma hora de programação local, o aval do reitor Gerson Joner da Silveira foi dado. Ficou decidido que o serviço seria terceirizado e a equipe enxuta. Assim, surgiu a Unisul TV, e os trabalhos tiveram início com seis repórteres.

Foto de capa do Jornal Diário do Sul sobre a inauguração da Unisul TV, Ildo Silva à direita e Sérgio Souza à esquerda
Foto de capa do Jornal Diário do Sul sobre a inauguração da Unisul TV, Ildo Silva, dir, e Sérgio Souza, esq.

Depois da inauguração: persistência e dedicação

De acordo com o Gerente de Jornalismo na Unisul TV, Rafael Matos, entre 2006 e 2008 foi o período de consolidação da emissora, muitos não sabiam que a Unisul TV estava no ar. Até as pessoas sintonizarem e acompanharem a programação levou esse tempo.

O Gerente de Jornalismo da Unisul TV, Rafael Matos,apresenta o Café com Noticias e o Câmera Aberta – Meio Dia. Começou a estudar na Unisul em 1992, fez parte da primeira turma do curso. Formou-se em 1996, começou a lecionar em 1999 e desde 2003 trabalha na Unisul em diversas funções.

Rafael destaca que em 2008 a Unisul TV transmitiu a primeira campanha eleitoral municipal. Com isso, os candidatos de Tubarão foram para a televisão. A pessoas queriam ver o vizinho que era candidato, e foi feito debates com sete cidades da região. A transmissão passou de 70%. 2008 foi a primeira campanha eleitoral em tubarão.. A importância para a comunicação da região é indiscutível.

Rafael Matos, esq, no início da Unisul TV
Rafael Matos, esq, no início da Unisul TV

“Percebe-se o crescimento constante da audiência, onde estamos as pessoas cobram mais a nossa presença e onde a Unisul TV ainda não está as pessoas cobram com ansiedade a nossa chegada”, exclama Rafael Matos.

Unisul TV hoje e amanhã: personagens que escrevem a história

“Na Unisul TV auxilio na redação e na produção do Câmera Aberta, marco e agendo pautas e entrevistas. Sou uma das responsáveis por isso. Quando não temos a presença do repórter, e até mesmo quando precisa ficar na redação, faço entrevistas, produzo e edito matérias. As pessoas são todas legais, o pessoal é companheiro e bem humorado. É extremamente leve trabalhar na redação da TV, conta a estagiária da Unisul TV, Larissa Figueiredo.

“Trabalho na Unisul TV e faço parte da Organização dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, onde a gente presta atendimento a todos os alunos dos dois cursos. Posso dizer que o melhor trabalho que eu já tive na minha vida é a Unisul TV. É uma empresa muito boa, as pessoas que trabalham aqui são excelentes colegas de trabalho, são pessoas que te ajudam e te ensinam”, ressalta a Auxiliar Administrativa da Unisul TV, Maria Auxiliadora Venancio.

“O clima da empresa é ótimo, é bem diferente do que qualquer outra empresa, bem mais familiar do que empresarial. Cada trabalho a gente procura inovar, sempre tentamos dar um caminho diferente, criar uma identidade particular para cada trabalho. A gente conhece muita gente aqui dentro, faz muita amizade, muitos contatos, é excelente trabalhar na comunicação”, destaca o Editor de Videos da Unisul TV, Felipe Machado Correa.

A Assistente Comercial da Unisul TV, Simone Barbieri dos Santos, encaixa os videos dos apoiadores locais na programação da TV. “Tento da melhor forma possível ajudar e contribuir para que eles possam ter o retorno que precisam. O nosso setor é bem unido, nos damos muito bem, o clima é bem agradável com brincadeiras e luta pelos objetivos. Gosto de trabalhar na Unisul TV”, enfatiza ela.

 

“Na televisão o serviço é legal porque não tem rotina, o serviço é diferente. Escolhi fazer isso da minha vida e temos um ótimo laboratório pra quem estuda (também estudei jornalismo aqui), é um laboratório muito grande. O pessoal é o que tem de melhor, todo mundo se dá bem, fazemos bastante amizades”, afirma o Cinegrafista da Unisul TV, Luis Henrique Tavares.

“Uma década de muito trabalho, esforço, dedicação e seriedade. Parabéns, Unisul TV – emissora (família) na qual tenho muito orgulho e imensa gratidão por fazer parte”, exclama a apresentadora, Sibéle Cristina Garcia.

“Comecei a trabalhar na universidade em 2004, em 2007 precisavam de alguém pra trabalhar no setor administrativo da televisão, fui convidada pelos professores Ildo e Sardá e até hoje desenvolvo a função. A Unisul TV é uma escola, não só para mim, aqui aprendi muito”, aponta a Analista Financeira da Unisul TV, Deise Wernke.

“A Unisul TV nunca foi pensada como instrumento de marketing da universidade. Foi idealizada como uma extensão da Unisul, um braço que chega até as pessoas e traz a comunidade para a televisão. A importância dela se dá pela participação no meio social que está inserida, mas pode ser enquadrada também aos estudantes, pois, eles tem o ambiente da televisão como aprendizado”, lembra a Editora-chefe do Câmera Aberta Noite, Aline Araújo.

O cotidiano da Unisul TV é de superação. Não apenas superação humana, pela luta diária em levar a imparcialidade através dos telejornais que transmite, mas também na parte técnica. O que é entendido por televisão avança muito, o que hoje é lançamento em um ano pode ser um equipamento ultrapassado. A Unisul TV iniciou os trabalhos com fitas, e de lá para cá a qualidade e velocidade da transmissão aumentou. Em agosto deste ano uma sucursal da Unisul TV foi inaugurada em Laguna.  Com a recente concessão de uma repetidora, em breve o sinal irá abranger Grão-Pará, Rio Fortuna, Braço do Norte e região. desta forma, os desafios para todos que fazem parte da equipe (família) Unisul TV refletirão em mais qualidade e abrangência da informação.  Além do mais, a gerência da TV está pesquisando, orçando e planejando a implantação do sinal digital, e não tardará.

Equipe Unisul TV 2016
Equipe Unisul TV 2016

O Coordenador Técnico da Unisul TV, Sérgio Souza trabalha na Unisul TV há 10 anos, antes de a televisão ir ao ar ele editara os testes que foram feitos com os primeiros jornalistas contratados. “A Unisul TV é patrimônio da comunidade.  É a única emissora da cidade e com certeza a única em Santa Catarina com tamanha programação local. A comunidade se vê, pois, levamos para a casa da comunidade as imagens e as informações que fazem parte da região. Trabalhar na Unisul TV é muito gratificante. É um trabalho que tenho orgulho de fazer parte. É um privilégio fazer parte dessa história. ‘Unisul TV, esta é nossa’. É o nosso slogan, ela é nossa, é da comunidade”, conclui ele.

Texto: Reginaldo Osnildo

Colaboração de Luisy de Albuquerque e Aline Araújo.

COMPARTILHAR

1 Comentário

Comments are closed.