A inclusão no acesso ao ensino superior através do Unisul.Futuro

O Unisul.Futuro além de rodar pelas escolas da região da Grande Florianópolis, também recebe os estudantes para que vejam de perto o que a Universidade tem a oferecer em sua estrutura e cursos para proporcionar a melhor experiência de ensino e aprendizagem. E foi em uma dessas visitas que trouxe Wellinton Laumann até a Unidade Pedra Branca, neste mês.

Portador de distrofia muscular desde os nove anos, Wellinton, utiliza a cadeira de rodas para se locomover e mesmo assim, não deixou os estudos de lado, tanto que cursa o terceiro ano do ensino médio na Escola de Educação Básica Nossa Senhora, em Angelina.  “Ao chegar na Unisul me deparei com uma realidade bem diferente da que estou acostumado. O que mais me chamou a atenção é o elevador, porque poderei me deslocar em todos os andares. Meu sonho é ser técnico de futebol e por isso, pretendo cursar Educação Física e acho que aqui será possível”, conta.

Para possibilitar o acesso ao ensino superior, a Unisul dispõe do Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA) que atende os princípios da educação para todos e promover condições igualitárias de acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Para isso, oferece diferentes modalidades de atividades inclusivas relacionadas a cada tipo de necessidade e voltadas à acessibilidade arquitetônica, comunicacional, metodológica e instrumental. “O PPA também atua quanto à acessibilidade atitudinal.  O serviço de Psicologia Educacional (do PPA) também contribui neste aspecto, atuando junto ao estudante acompanhado e junto à comunidade acadêmica (docentes e os demais estudantes da turma/curso no qual o estudante está matriculado. E a partir do contato com o estudante, a equipe realiza a avaliação, análise, definição de estratégias e recursos de adaptação necessários ao processo de ensino-aprendizagem, contextualiza a professora Inês Alessandra Xavier Lima, Gerente de de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, no Campus Grande Florianópolis.

Unisul.Futuro

O Programa realiza uma série de atividades com alunos do ensino médio nas escolas e na própria Unisul na região da Grande Florianópolis. Com resultados positivos, o Unisul.Futuro já oportunizou o acesso às ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e também, em aulas específicas.

A inclusão na Unisul

O Programa de Promoção de Acessibilidade da Unisul acolhe pessoas com deficiência sensorial, física, intelectual, dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais específicas. Oferece recursos para facilitar o acesso aos conteúdos através de, por exemplo, das Tecnologias Assistivas como de aplicações de softwares que podem aumentar ou manter as capacidades funcionais e auxiliar as pessoas com deficiência de acordo com suas necessidades. O PPA está presente nos campi da Unisul e polos de apoio presenciais da UnisulVirtual.

Unisul está entre as melhores do país

A nota máxima, concedida por meio da Portaria 197, publicada no Diário Oficial da União,  no dia 07 de março de 2018, coloca a Unisul entre as melhores Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina e do País, legitima a qualidade dos seus cursos, projetos e serviços ao ser reconhecida como instituição comunitária, que zela constantemente pela comunidade interna e externa, cumprindo seu papel como universidade. Essa forte influência está presente no ambiente acadêmico e na formação dos profissionais, qualificados e conscientes.

Para saber mais sobre os cursos da Unisul

Todas as informações sobre os cursos estão disponíveis no portal Unisul ou com a central de relacionamento pelo 0800 970 7000 ou (48) 3279 1000 para ligações de celular.