Verão: como registrar os melhores momentos

Com a chegada da estação mais quente do ano, fotos, selfies e vídeos tomam conta das redes sociais. Como muitas pessoas acabam viajando com a família e amigos, aproveitando momentos de lazer, os registros são inevitáveis, assim como o compartilhamento deles. Porém, como podemos garantir o melhor click dessa época?

A egressa do curso de Jornalismo da Unisul, a fotógrafa Beatriz Juncklaus, dá a dica. “Antes de sair clicando, é importante analisar o contexto: o que queremos registrar, qual nosso objetivo, o que iremos enquadrar e também em qual rede social iremos publicar”.

Diga “xis”

As selfies invadiram o dia a dia e são uma das formas mais populares que as pessoas utilizam para registrar um momento. “Procurar a melhor luz é uma solução, afinal, uma boa fotografia depende de uma boa luz. Os horários de final da tarde e início da manhã, conhecidos como hora dourada, são mais recomendados para o registro, já que a luz vai estar mais suave, deixando a foto mais bonita. Além disso, segurar o celular um pouco mais acima do rosto, irá alongar a silhueta”, recomenda a egressa.

Uma outra sugestão é utilizar também a câmera traseira do celular, que possui maior resolução do que as câmeras frontais, o acaba trazendo mais qualidade para a foto ou vídeo.

Aplicativos

Os aplicativos, também conhecidos como apps, vêm se tornando cada vez mais populares entre as pessoas. Beatriz comenta que esta é uma forma de dar destaque para as fotos e vídeos. “Para dar mais visibilidade para os registros, os aplicativos de edição são uma boa opção, já que possibilitam que o usuário adicione molduras, músicas, filtros, efeitos, além de mixar alguns vídeos e fotos”.

Alguns aplicativos gratuitos que podem ajudar:

Boomerang
O Boomerang, do Instagram, cria mini vídeos inspiradores em loop e partilha-os com os amigos. Com um toque, você tira um total de 10 fotos que se transformam em um mini vídeo.

Pic Collage
Aplicativo de montagem de fotos, com estilos e cartões prontos, e também com a possibilidade de cada usuário montar a sua preferência. O app também conta com adesivos temáticos para decorar a montagem, fontes, cores e muitas outras opções.

VSCO
O VSCO é um aplicativo de edição de fotos e possui algumas predefinições prontas para o usuário aplicar. Tem também ferramentas básicas de edição de fotografia.

Snapseed
O Snapseed é um editor de fotos completo e profissional desenvolvido pelo Google.

InShot
É um editor de vídeo e fotos gratuito. É possível fazer vídeo com música e fotos, recortar vídeo, desfocar fundo, adicionar texto e adesivos em vídeo. Além disso possui filtros e efeitos para tornar o conteúdo mais atrativo.

COMPARTILHAR