Acontece na Unisul o VIII Simpósio sobre Formação de Professores

O VIII Simpósio sobre Formação de Professores – SIMFOP teve início na segunda-feira, 7/11, e segue até o dia 12 de novembro em Grupos de Trabalho, Oficinas e Minicursos. Ao propor a temática “20 anos da LDB”, a oitava edição do SIMFOP oportuniza reflexões sobre a Lei 9394/96, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional.

O evento tem como objetivo ser um espaço de discussões a respeito deste documento que congrega um conjunto de regras que norteiam a educação brasileira e, consequentemente, a atuação docente.

“O SIMFOP é um espaço de reflexão das questões relacionadas à LDB que estão postas no momento atual. Este espaço não é para tomada de decisões, mas a LDB está passando por reformulações e refletir junto sobre estas questões provoca novas interrogações, seja pelo lado dos professores da universidade seja pelos professores da rede educacional”, enfatiza a Coordenadora Geral do VIII SIMFOP, professora da Unisul, Dra. Leonete Luzia Schmidt.

Abertura do VIII Simpósio sobre Formação de Professores

Sob a Coordenação da Professora Dra. Maria da Graça Nobrega Bollmann (Unisul), a Conferência de Abertura foi sobre ‘Os 20 anos da LDB (1996-2016): Limites e desafios na atual conjuntura política e social do Brasil’, com o palestrante Dr. Jéferson Silveira Dantas (CED/UFSC). Mas antes da palestra, uma apresentação cultural da Cia de Teatro Encena Dehon aqueceu o coração dos presentes com um recital de poemas.

“A LDB tem um capítulo específico sobre a formação de professores, por isso, leva-se em consideração a formação de professores na universidade em cursos de licenciatura de quatro anos. O SIMFOP vem ao encontro da formação continuada porque nem todos os professores da rede pública tiveram a licenciatura plena, é uma atualização para este professor. Com isso, o evento traz discussões de educação infantil, métodos de ensino, concepções de educação básica, média e superior, e permite à este professor o aperfeiçoamento”, reforça a professora  da Unisul, Dra. Maria da Graça Nobrega Bollmann.

VIII Simpósio sobre Formação de Professores: a união faz a força:

“Detectamos que era feito um conjunto de eventos durante o semestre e isso dividia nossas energias. Em determinado momento se pensou porque não juntar todos os eventos em um grande esforço ocupando uma semana? E, este é o resultado, no último levantamento feito tínhamos mais de 600 inscritos e aproximadamente 150 trabalhos para serem apresentados”, destaca o também Coordenador Geral do VIII SIMFOP, professor da Unisul, Dr. Fábio José Rauen.

O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) e os cursos de Licenciatura da Unisul. Sua finalidade é a divulgação científica e a socialização de experiências pedagógicas, assim como a articulação entre a universidade e as escolas de educação básica.

O simpósio destaca-se por congregar eventos que ocorrem na Unisul, buscando, numa única semana, discutir questões relacionadas à formação docente. São eles: Formação Pedagógica do Profoco; Jornada de Pesquisa do PPGCL; II Seminário Regional do Proesde Licenciaturas; III Seminário do Obeduc/Alfabetização PPGE; III Seminário de Projetos de Dissertação PPGE;IV Seminário de Pesquisa Parfor; IV Encontro Sul Brasileiro de Educação Patrimonial; VI SEMEIA – Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade: Questões Curriculares: Dos Marcos Políticos e Legais às Práticas Pedagógicas; VII Semana Integrada das Licenciaturas; VI Seminário Institucional do Pibid.

Texto: Reginaldo Osnildo