Você está no curso certo?

Nem sempre ao decidir qual curso superior fazer a pessoa está convicta da sua decisão. A pouca idade, a falta de convívio com a profissão e até o não conhecimento sobre a carreira e o mercado de trabalho, podem atrapalhar na decisão correta. Pesquisas mostram que existe um alto índice de desistências ao longo do curso, troca ou transferência, cerca de 30 a 40%. No entanto, para minimizar este problema, muitas instituições de ensino oferecem apoio aos estudantes, com programas de orientação de carreira.

Na Unisul, o Programa de Orientação de Carreiras (POC) presta este serviço e possibilita ao estudante uma atenção direcionada para a tomada de decisão sobre o futuro acadêmico e profissional.  Esta orientação de carreira serve para guiar as pessoas a descobrirem sua identidade profissional, através de suas qualidades e aptidões. Embora seja vista com mais frequência para estudantes do ensino médio, é também indicada para acadêmicos. “A orientação possibilita aos acadêmicos avaliar sua trajetória e planejar o futuro, interpretando a realidade do mundo do trabalho com mais consciência”, esclarece Júlia Henrique Nascimento, uma das colaboradoras do POC.

O POC é um programa que existe desde 2011, de maneira institucionalizada e só no ano passado prestou mais de dois mil atendimentos nos campi de Tubarão e Grande Florianópolis. A Professora Valdirene Bruning de Souza, uma das coordenadoras do projeto, destaca que, para esse ano, pretendem ampliar os atendimentos na Unisul. “A Universidade tem reconhecido cada vez mais a necessidade e a importância das ações, tanto na orientação como no planejamento de carreira. O que mostra uma preocupação dela em relação a responsabilidade social que tem e que vai além da formação técnica, influenciando na formação do estudante como um profissional que vai compor a sociedade”, destaca.

Para participar

Os interessados em receber uma orientação de carreira, de maneira gratuita, precisam se inscrever junto ao Serviço de Psicologia. “A orientação de carreira pode auxiliar em pelo menos duas situações distintas: quando há dúvida na em relação à escolha feita ou quando a dúvida é sobre como conduzir a carreira. Em ambos os casos, a orientação auxilia na construção do projeto de vida profissional, ressignificando as escolhas feitas e ampliando a consciência de outras possibilidades. Isso tem uma série de benefícios, entre eles a apropriação e o protagonismo na carreira”, enfatiza Valdirene.

A colaboradora Júlia aponta que os estudantes se sentem mais seguros e empoderados para fazerem as próprias escolhas depois de serem atendidos pelo POC, pois se tornam protagonistas da própria vida profissional. “Nós trabalhamos com a ideia de que é preciso compreender quais são as dúvidas para resgatarmos como foi feita a escolha atual e significá-la. O estudante analisa se quer abrir mão da carreira escolhida ou se o que ele precisa é de um novo olhar, uma nova direção dentro da mesma profissão. Se ele optar por continuar na mesma profissão, temos a possibilidade de elaborar um planejamento de carreira”, explica.

Campus Tubarão

O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 13 às 22h, no bloco C (bloco da saúde). Ainda há a possibilidade de entrar em contato para obter mais informações pelo telefone (48) 3621-3071 ou pelo e-mail: poc.sul@unisul.br.

Campus Grande Florianópolis

Os atendimentos são prestados nas unidades Pedra Branca e Trajano. Para agendar um horário basta ligar para (48) 3279 1083 (PB) e (48) 3279 1941 (Trajano), ou pelo e-mail: poc.gf@unisul.br.