Você sabe por que o dia da Matemática é comemorado hoje?

A data foi escolhida para homenagear o professor Júlio César de Mello, um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática escolheu a data de hoje para homenagear o professor Júlio César de Mello e Souza (nascido em 06 de maio de 1895) e considerado um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.

Além disso, Júlio César foi professor, educador pedagogo, escritor e conferencista. Suas considerações no contexto da Didática da Matemática foram alvos de críticas e reflexões.  Ele dizia que a matemática pode conduzir ao raciocínio com exatidão além de auxiliar o indivíduo no entendimento das delicadas e obscuras formas de pensamento além de propiciar a compreensão da complexidade do dia a dia.

Autor das frases: “O professor de matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo” e “Por que dar zero se há tantos outros números?”, Malba Tahan era o pseudônimo usado por Júlio César para criar as histórias em que disseminava a matemática.

Sua obra é composta por cerca de 120 livros que trazem uma matemática lúdica e popular.  Malba Tahan foi um grande mestre, criativo e crítico. Durante a sua vida questionou a forma tradicional de ensino da Matemática (ainda muito presente nos dias de hoje) mostrando uma metodologia alternativa com atividades recreativas e jogos que envolvem muita lógica e muito raciocínio.

Para aproveitar a ocasião, o curso lança o II SEMINÁRIO VIRTUAL DO CURSO DE MATEMÁTICA que terá dois grandes temas:

1)      MATEMÁTICA PARA TODOS

2)      MATEMÁTICA E INTERDISCIPLINARIDADE

O  evento acontece em três etapas:

1)      06/05/2016 até 23/05/2016 – Mobilização entre docentes e discentes discutindo os temas em suas salas no EVA e Identificação de pesquisas visando a publicação de artigos, resenhas, atividades práticas e recreativas no Laboratório Virtual de Matemática do LAVIM.

2)      16/05/2016 até 30/05/2016 –  Momento de trocas e parcerias para formalizar uma agenda de palestras, trabalhos docentes e trabalhos discentes.

3)      06/06/2016 até 17/06/2016 –  Apresentação final de resultados, de docentes e discentes, relacionados com o tema, via webconferências (fóruns, palestras e comunicações orais).

As informações sobre o seminário serão divulgadas no EVA dos alunos.