Unisul de Tubarão sedia a XI Jornada Unisul de Iniciação Científica – Junic

A Jornada Unisul de Iniciação Científica – Junic é um evento promovido pela Unisul e realizado com o propósito de disseminar os resultados de pesquisas fomentadas com recursos institucionais, como é o caso do Programa Unisul de Iniciação Científica – Puic e Professor Inovador. Neste ano, o evento XI Junic e XI Seminário de Pesquisa que traz o tema central ‘A pesquisa científica e tecnológica no contexto da educação ativa e significativa’ recepcionou os participantes com café e violino. A música de boas vindas contou com os integrantes da Banda do Colégio Dehon, Peterson e Théo.

O universo Junic: a importância

“A arte inspira; mas a pesquisa também é uma inspiração para fazer avançar a produção do conhecimento e a resolução dos problemas do cotidiano”, destaca o reitor em exercício, Mauri Luiz Heerdt.

“Há uma integração com ciência, pesquisa, ensino, professores, estudantes em um momento de troca de experiência e informação,” ressalta a Gerente de Operações e Serviços Acadêmicos, Ednamara Martins Schmitz.

“O Junic representa o evento mais importante da universidade no aspecto da iniciação cientifica. A Unisul busca incessantemente a diferenciação do ensino por meio da abordagem da pesquisa vinculada ao ensino, então, todos os projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos estudantes juntamente com os orientadores do ano que passou são apresentados neste evento. Isso impacta no amadurecimento técnico e científico, de modo que o estudante alcança um nível de formação além do conhecimento existente. Eles desvendam, descobrem e avançam no sentido do novo, da descoberta”, conclui o Gerente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Tubarão, Rafael Avila Faraco.

Jornada Unisul de Iniciação Científica: o evento

Os participantes são pesquisadores com projetos desenvolvidos nos programas de pesquisa da Unisul (Art. 170, Art. 171, Puic, Pibic, Pibiti, Professor Inovador e PMUC), conforme definido nos respectivos editais, bem como, pesquisadores externos a Instituição. Assim como projetos desenvolvidos nos programas de extensão da Unisul.

O evento abre espaço para outros resultados de programas apoiados pelo Governo do Estado de Santa Catarina, como o Artigo 170 e Artigo 171 – Pesquisa; bem como programas apoiados pelo Governo Federal, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti.

A abrangência da Junic na região estende-se com a realização simultânea do XI Seminário de Pesquisa, que promove integração e debates entre diferentes grupos de pesquisa da instituição e representantes da comunidade científica reconhecidos nacionalmente, visando aprimorar ações no desenvolvimento da ciência e tecnologia da região.

Estiveram presentes no evento o Reitor em exercício, Mauri Luiz Heerdt; Diretor do Campus Universitário de Tubarão, Heitor Wensing Júnior; as representantes do CNPq, Dra. Alcíbia Helena de Azevedo Maia – Universidade Federal do Pampa e Dra. Liziane Ilha Librelotto – Universidade Federal de Santa Catarina; a Coordenadora Institucional dos Programas de Iniciação Cientifica Pibic e Pibiti do CNPq,  professora Paola Egert Ortiz e a Presidente do Diretório Central dos Estudantes do Campus Universitário de Tubarão, a acadêmica Érica Duarte Titon.

Jornada Unisul de Iniciação Científica: premiação

O evento tem o objetivo de disseminar os resultados de pesquisas fomentadas com recursos institucionais (programa Puic), do governo de Santa Catarina/ Secretária de Educação (Artigo 170 e Artigo 171), bem como do Governo Federal.

Atualmente o CNPq concede à Unisul 25 bolsas do programa Pibic e 11 bolsas do programa Pibiti.

Além de consolidar ações empreendidas na área de pesquisa, a Junic realiza-se como contrapartida às exigências do programa Pibic e Pibiti do CNPq.

Na ocasião foram premiados os contemplados com o Prêmio Professor Inovador, que visa reconhecer o mérito e premiar os professores pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação superior, por meio de experiências pedagógicas inovadoras que integram ensino com pesquisa e/ou extensão.

O prêmio Prêmio Professor Inovador – Oferta 2015-2 e 2016-1 foi entregue pelo professor Mauri Luiz Heerdt.
  • A professora Gláucia Helena Faraco de Medeiros, foi premiada com o projeto ‘Triagem Odontológica’.
  • As professoras Heloisa Regina Turatti Silva e Rachel Faverzani Magnago foram premiadas com o projeto ‘Mostra de Materiais das Engenharias do Campus da Grande Florianópolis: Articulando Ensino, Pesquisa e Extensão’.
  • A professora Karina Valerim Teixeira Remor foi premiada com o projeto ‘Avaliação do impacto da Toxicologia em alunos do curso de Farmácia da UNISUL quanto à prevenção de acidentes tóxicos no ambiente domiciliar’.
  • A professora Michelle Regina da Natividade foi premiada com o projeto ‘Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho: articulando ensino, pesquisa e extensão’.

O universo Junic: contraste

Educação garantida: Unisul recebe alunos de escola estadual danificada
Educação garantida: Unisul recebe alunos de escola estadual danificada

No mesmo universo de iniciação ciêntífica circularam os cerca de 400 alunos da Escola Estadual João Teixeira Nunes que estão estudando nas salas de aula da Unisul de Tubarão. Enquanto aguardam os recursos para a reforma e construção de um novo espaço, os alunos utilizam 11 salas de aula de manhã e a tarde, e mais duas salas no período noturno, no bloco G, do Cettal, e no bloco B, do colégio Dehon.

Saiba mais – Educação garantida: Unisul recebe alunos de escola estadual danificada

Texto: Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR