Realizada a XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas

Entre os dias 9 e 11 de outubro, a Unisul realizou a XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (Semabio). O objetivo da Semabio é divulgar as atividades desenvolvidas no curso de Ciências Biológicas e promover a interação entre a comunidade acadêmica-científica e profissionais da região da Amurel como desenvolvimento de atividades técnico-científicas. O movimento da semana acadêmica proporcionou aos alunos do curso a vivência, a reflexão e compreensão da atual realidade agrícola do estado de Santa Catarina; promovendo discussões por meio dos temas propostos e incentivando a integração entre a pesquisa e a extensão.

Dentre o que foi realizado na XVI Semabio se destaca as palestras ‘Conservação de recursos genéticos’ e ‘Conservação de tartarugas marinhas e educação ambiental’; a oferta dos minicursos ‘Uso de substâncias ultradiluídas com alternativa de baixo impacto ambiental’ e ‘Biologia Forense: a ciência desvendando o crime’; e a I Feira de Sementes do Território Centro-Sul de Santa Catarina.

Com o objetivo de fazer com que os visitantes tenham interesse pelo plantio, cuidado e produção de agrotóxicos, a Feira de Sementes do Território Centro-Sul de Santa Catarina realizada na terça-feira, 10/10, com a temática ‘Conservação de Recursos Naturais’. Esta mobilização contou com sementes e árvores de extrema importância para a região, reforçando a identidade da universidade ao trabalhar juntamente com o grupo de pesquisa ‘Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum’, que tem como território a bacia hidrográfica do Rio Tubarão. “A ideia é difundir a proposta das agros florestas e ao mesmo tempo dar visibilidade ao desaparecimento gradual da Mata Atlântica. Resgatar, trocar e falar sobre sementes é falar sobre conservação”, conta o professor de Ciências Biológicas, Rodrigo Freitas.

Participaram da semana acadêmica os alunos de Ciências Biológicas e áreas afins, bem como profissionais habilitados: Biólogos, Engenheiros Florestais, Médicos Veterinários, Agrônomos, Engenheiros Ambientais, Geógrafos, Oceanógrafos e Ecólogos interessados nas temáticas.

Realizada a XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (1)
Realizada a XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (2)
Realizada a XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (3)