4 dicas para se preparar para o vestibular

Época de muitos vestibulares causam cansaço físico e mental! Logo, estar atento a métodos que amenizem esse estresse é a saída. Você precisa se cuidar para os estudos. Vamos conversar sobre isso?

1) Já fez o seu plano de estudos?

Comece planejando o seu plano, pareceu redundante? Mas é isso mesmo: faça uma planilha com a quantidade de horas/dia que consegue se dedicar aos estudos. Se só estuda, recomendamos 8 horas no mínimo por dia. Por outro lado, se precisa dividir esse tempo com o trabalho, reserve 4 horas dia e descanse no domingo – afinal, a sua jornada é dupla.

Organize o tempo de acordo com o seu nível de dificuldade: quanto maior, mais tempo de estudos. Importante ir intercalando as disciplinas, as mais complexas no início e a mais suaves no final de cada diária. Estude uma média de 2 ou 3 matérias diferentes por dia, com intervalo de 10 minutos. Ah, e reserve um período para fazer uma revisão no final.

Não abra mão da concentração, se é para estudar, estude. Feche as abas de sites desnecessários se estiver usando o computador, principalmente os de redes sociais. Silencie o celular. Procure um espaço confortável e com o mínimo de barulho.

Se você trabalha, estará concorrendo com quem tem mais tempo. Então, otimize mais sua agenda, aproveite cada minutinho. E não se desespere. Você tem experiência de mercado – a expertise de lidar com imprevistos e problemas te ajudam a chegar nas respostas mais conscientes e reais.

E com pandemia ou sem, cada vez mais o estudante tem na palma da mão a tecnologia e o acesso a todo tipo de informação. Use bem, há muito material bom e gratuito na internet: aulões, revisões, simulados, dicas etc.

2) Como tem se preparado para a redação?

Redação costuma dar um frio na barriga pra maioria das pessoas. Mas veja só, quando surge um mote atual numa roda de amigos, por mais polêmico que seja, você sempre consegue expressar a sua opinião. Concorda? Na redação é quase a mesma coisa. Desde que atenda às questões básicas, como:
a) Se o tema da conversa é x, fale de x, se começar a falar de y sua galera vai torcer o nariz para você, não é? Então, fixe na proposta. Normalmente quem se destaca é também quem apresenta argumentos e soluções coerentes pro conteúdo.

b) Você precisa introduzir bem o tema para chamar a atenção para o resto do conteúdo, depois partir para a dissertação e fechar com uma conclusão. E se lembre do título, hein?

c) Você estará fazendo um teste de conhecimento e de língua Portuguesa. Não decepcione, ou seja, evite erros ortográficos, gramaticais, uso exagerado de termos em outro idioma. Construa um texto que flui. Não vai relaxando e achando que está de boas demais! A dissertação tem um valor muito significativo no vestibular, em alguns concursos chega até ser a única forma de avaliação, em outros é critério de desempate e garante até benefícios extras.

Treine: faça pelo menos duas redações por semana. Observe se a estrutura, ideias e apresentação do tema estão claras. Uma boa redação apresenta raciocínio lógico, coerente e uma possível solução para o problema em questão.

3) Como está o cuidado com sua saúde?

Boa alimentação é o principal suporte para o seu dia a dia. Manter-se bem nutrido e hidratado é fundamental em qualquer momento, nesse de preparação para o vestibular é essencial. Mas não exagere, há pessoas que quando ficam ansiosas disparam a comer, aí vai dar ruim. Tudo em excesso gera problemas e distúrbios.

Há uns 3 dias da prova, evite alimentos pesados, gordurosos, bebidas alcoólicas ou algum prato diferente do usual. Evite sobrecarregar seu sistema digestivo. Véspera de prova não é adequado testar novas dietas. Combinado?

Movimentar o corpo também é importante. Você pode ser fã de academia, ser ligado a yoga ou gostar de correr na praça. Seja qual for sua escolha, mantenha ou procure uma atividade que dá uma aliviada e relaxe seu corpo. Isso aumenta o seu foco, ajuda a diminuir a ansiedade e acalma. Ajuda manter o nível de hormônios ligados ao estresse sob domínio.

Por fim, mas não menos importante, mantenha uma rotina de sono de qualidade e pausa pro descanso. Vale sim, uma vez por semana, parar e fazer uma atividade recreativa que colabore com o seu bem-estar.

4) Como está a sua saúde emocional?

Equilibrar as ações sugeridas é fundamental para se manter de boas com o seu corpo e com a sua mente. Assim, no dia da prova, vai estar com o físico disposto e com a cabeça mais preparada para os desafios do vestibular, até porque se estiver com ela cansada é comum acontecer aqueles brancos que podem gerar prejuízo na sua pontuação. Respire fundo – oxigene o cérebro e, para ganhar tempo, mude de questão. Depois com calma e refeito do susto, volte na que pulou e arrase.

Com foco nos estudos, vai ter tempo e disposição no final para fazer aquela foto comemorativa para divulgar sua conquista no feed.

COMPARTILHAR