III Sedisc debate Discurso, Cultura e Mídia

A Unisul Unidade Pedra Branca sedia até esta quinta-feira, 04/05, o III Seminário Discurso, Cultura e Mídia (Sedisc). O evento pretende congregar pesquisadores de todo País que estejam discutindo em suas pesquisas a imbricação do Discurso, Cultura, Artes e Mídias, na busca de dispositivos contemporâneos de análise dos processos de formulação e circulação do conhecimento nessas áreas.

A Unisul, por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem tem desenvolvido pesquisas integradas e interinstitucionais em Análise do Discurso, Cultura, Artes e Mídia. Esse evento discutirá não apenas o percurso de pesquisas já realizadas, como também a possibilidade de formação de novas redes de pesquisas no escopo do discurso. Assim, a temática desse evento procura tratar as relações Discurso, Cultura e Mídia em seu processo de transformação.

A Dra. Eni Orlandi, da UNIVAS/UNICAMP, realizou a conferência de abertura e abordou a matéria, movimento e equívoco, no discurso e propôs discussões ao destacar a importância em compreender a linguagem na construção do conhecimento. “Para nós que trabalhamos com discurso, colaborar, enfrentar o medo, de oferecer algo para essa vida intelectual, porque lidamos com pessoas de diferentes áreas. Estamos aqui não para ocupar um lugar e sim, construir o lugar”, apontou.

O Reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, é um dos grandes incentivadores do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem desde a implantação na Unisul. Em sua fala, durante a abertura do Seminário disse que Análise do Discurso e a inovação possuem uma relação muito forte, independente da área pesquisada. “Eu sempre parto em defesa da inovação na Análise do Discurso. Porque ela caminha em diferentes áreas de conhecimento, sempre propondo um novo olhar nas formas em que tratamos os objetos de estudo”.  Para finzalizar, o Reitor, citou François Rabelais: “Ciência sem consciência seria a morte da alma”, para propor a reflexão acerca da ética e clareza na análise.

Ao longo dessa terça-feira, 02/05, o III Sedisc promoveu a exposição de pôsteres, simpósios e mesa redonda com pesquisadores convidados das diferentes áreas ligadas ao tema. No dia, 03/05, e quinta-feira, 04/05, estão previstos outros simpósios e mesas sobre o discurso em tecnologia, corpo, cultura e política, leitura, entre outros.

O III Sedisc é aberto ao público e acontece no Auditório do bloco C, Unisul – Unidade Pedra Branca. Para mais informações, clique aqui.

 

COMPARTILHAR