Audiência discute a segurança pública

A Câmara de Vereadores de Palhoça (SC) promoveu uma audiência pública no dia 29 de setembro para reivindicar mais segurança para o município.

Na ocasião participaram autoridades e representantes das mais diversas áreas da Segurança Pública e do Sistema de Justiça Criminal (Ministério Público e Departamento de Administração Prisional de SC), Sociedade Civil organizada, líderes e moradores das comunidades.

O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública, Giovani de Paula, esteve presente no evento para representar a Unisul, acompanhado do também José Carlos Noronha.

Professor Giovani destacou o papel da universidade e a sua importância para a comunidade uma vez que proporciona diversas ações para a sociedade que vão além da oferta de cursos e bolsas de estudos. “A Unisul também realiza uma série de projetos de extensão que vem ao encontro dos anseios e necessidades da comunidade local numa permanente interação, como por exemplo nas áreas da saúde, do bem estar social e da assistência jurídica,” falou.

Giovani também defendeu a a atuação da polícia e a necessidade do engajamento dos órgãos de segurança pública para que não haja o senso comum nas ações de combate à criminalidade e violência. “A Polícia, embora de relevante importância e atuando cotidianamente na repressão, assim como na prevenção e na mediação e restauração de conflitos, não é suficiente por si só para o enfrentamento da violência, pois tal questão deve envolver uma série de outros atores e agências, governamentais e não governamentais, inclusive a Universidade,” finalizou.

Novamente a Universidade se mostra parceira na formação de novos saberes, pesquisas e diagnósticos para auxiliar as autoridades nas ações especificas voltadas à segurança pública e para a promoção da paz social!