Relações Internacionais de Tubarão promove Aula Magna ‘Vidas em refúgio’

O Curso de Relações Internacionais da Unisul de Tubarão promove no dia 5 de abril, às 19h30min, no auditório do 211 do bloco pedagógico, a Aula Magna ‘Vidas em refúgio – humanizando a experiência de pessoas em movimento. O evento é gratuito e aberto ao público.

Com experiência na África, Oriente Médio, Europa e Brasil, a palestrante também abordará iniciativas práticas para o acolhimento e ações humanitárias.

Aula Magna: Vidas em refúgio

Restrições legais e políticas estão acentuando a pior crise humanitária dos tempos atuais, e exaltando discursos xenofóbicos e intensificação do sentimento anti-refugiado. Por isso, a Aula Magna proposta debate a atual política internacional, onde refugiados são considerados problemas indesejados, e vai do acordo – questionável – entre a União Europeia e a Turquia até o fortalecimento de fronteiras e ordens executivas que banem refugiados.

A palestrante, Bruna Kadletz, é mestre pela Universidade de Edimburgo, Escócia, em Sociologia na área de deslocamento forçado e alterações climáticas. Coordena um projeto em Florianópolis que oferece diversas iniciativas de integração social e cultural para crianças e mulheres refugiadas: ‘Círculos de Hospitalidade’. Contribui para a plataforma on-line “Refugees Deeply” e é autora/participante do documentário “Wayfarers: on the road to our shared humanity” do diretor irlandês, Alan Gilsenan.

COMPARTILHAR