Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul recebe certificação da CONEP

O Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul (CEP), comemora a certificação no Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEP) pelo comprometimento e responsabilidade com o participante, os pesquisadores e a universidade.

A qualificação, concedida pelas representantes oficiais da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Lízia Fabíola Almeida Silva e Rejane Eliete Luz Pedro, passou por três etapas.

A primeira, o diagnóstico prévio com verificações quali e quantitativas a respeito das ações do CEP; a conversa com o professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul; e a terceira, com a capacitação dos 16 membros do colegiado.

Além do reitor, participaram as professoras da Unisul: Maria Inés Castiñeira e Silvana Cristina Trauthman; os representantes de todos os usuários participantes da pesquisa, Elaine Dorighello Tomás e Wiliam Edgar Lanzendorf.

Comitê de Ética em Pesquisa Unisul

O CEP Unisul é responsável por todas as pesquisas científicas que envolvem seres humanos, direta ou indiretamente, desenvolvidas na Unisul, assumindo função consultiva, deliberativa e educativa.

As pesquisas provêm das Unidades de Aprendizagem e Curriculares dos Projetos de Iniciação Científica (PUICs), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dos programas de pós-graduação: especialização, mestrados e doutorados e ainda, dos projetos encaminhados a editais externos.

A professora Maria Inés Castiñeira, afirma que o Comitê segue o seu objetivo desde 2002, quando foi criado oficialmente, em defesa de direitos e interesses dos participantes em sua integridade e dignidade.

“Para contribuir com o desenvolvimento das pesquisas dentro dos padrões éticos. É uma obrigação imposta por lei, em atendimento ao poder público, que beneficia a coletividade e tem caráter consultivo, deliberativo e educativo”, complementa.

Em 2019, foram mais de 1100 pareceres emitidos para análise ética de projetos de pesquisa.

Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa

O Q-CEP é uma ação de ensino/aprendizagem conjunta da Conep/CNS e do Ministério da Saúde, com parceria do PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento), que objetiva educar e promover o reconhecimento (parceria) entre os dois componentes do Sistema: CEPs e Conep/CNS.

Entre seus propósitos estão a melhoria da análise ética dos CEPs, a valorização dos Comitês nas suas instituições, a harmonização do trabalho administrativo e, no final, a proteção dos participantes de pesquisa, objetivo central do Sistema CEP/Conep.

O Q-CEP tem dois eixos: um de reconhecimento e outro de educação. O eixo de reconhecimento compreende uma leitura do trabalho administrativo e de análise ética desenvolvido pelo CEP. O eixo educativo compreende atividades in loco, com visitas a cada CEP, e pela implementação da ferramenta de educação à distância (EaD) do Sistema CEP/Conep.