Compreensão de gráficos é objeto de estudo

O estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, Guilherme Rossi de Melo, defendeu o projeto de tese “Potencialização da compreensão conceptual de gráficos: estudo de caso com estudantes do ensino médio”. O projeto é resultado das atividades da disciplina “Seminários Avançados”, orientada pelo professor Fábio José Rauen.

O projeto de tese de Melo propõe uma sequência didática para potencializar a compreensão conceptual de gráficos entre estudantes do Ensino Médio. Para dar conta desse objetivo, ele pretende mobilizar as arquiteturas descritivo-explanatórias da teoria da relevância, da teoria de conciliação de metas e da teoria dos registros de representação semiótica.

“Do ponto de vista da metodologia, pretendo elaborar uma sequência didática concebida em termos de um plano de ação intencional, que será antecedida e sucedida por testes de interpretação de dados gráficos intencionalmente manipulados. Espero com a pesquisa descrever e explicar o incremento qualitativo da interpretação de gráficos, de modo que os estudantes consigam perceber como ocorre a manipulação de informações nesse tipo de representação”, disse Guilherme.

“A pesquisa de Melo tem uma dupla importância. Em primeiro lugar, em direção à melhoria do letramento dos estudantes, ela põe em evidência a qualificação da interpretação de informações gráficas. Por outro lado, ela destaca a manipulação de gráficos como uma forma consistente de geração de informações falsas ou enganosas”, avalia o professor Fábio Rauen.

O trabalho foi avaliado por banca formada pelos professores Bazilício Manoel de Andrade Filho (IFSC) e Silvânia Siebert (Unisul).

PPGCL recebe inscrições para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul está com as inscrições abertas para o Mestrado e o Doutorado com oferta nos campi Pedra Branca e Tubarão. As inscrições estão disponíveis até o dia 30 de abril e podem ser feitas em: unisul.br/ppgcl

Os cursos de Mestrado e de Doutorado possuem duas linhas de pesquisa: Texto e Discurso e Linguagem e Cultura. Tendo como diferencial sua multidisciplinaridade, acolhendo estudantes das mais diversas licenciaturas e bacharelados que se interessam por objetos textuais, discursivos e culturais.

Por conta da pandemia de Covid-19, o contato com o PPGCL está sendo feito a distância. Fale com a equipe por meio do Whatsapp (48) 3621-3369 ou pelos e-mails ppgcl.sec@unisul.br e ppgcl.pb@unisul.br.