Concurso gastronômico promove a culinária de Florianópolis

CoziFloripa, iniciativa da Unisul está disponível para toda comunidade e o vencedor leva para casa uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu  

Quem ama cozinhar e ama Florianópolis, não pode perder a chance de participar do CoziFloripa, uma iniciativa idealizada pelo curso de Gastronomia da Unisul, integrante do Ecossistema Ânima Educação. Esse ano, o CoziFloripa será alusivo aos 346 anos da cidade de Florianópolis.

Os candidatos deverão apresentar receitas autorais e inéditas que representem a culinária local. O concurso é aberto a toda comunidade e podem participar os amantes da cozinha, desde que, não sejam estudantes, docentes ou profissionais da área. As inscrições estão prorrogadas e podem ser feitas pelo link unisul.br/estacaoverao.  

O concurso tem como objetivo escolher pratos que além de ter uma relação à cidade, tenham uma história e despertem memórias afetivas com a gastronomia local. O vencedor do concurso ganhará uma Bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, considerada a maior rede de escolas de culinária e hospitalidade do mundo e um kit Facas Chef Tramontina. O segundo e terceiro lugar levam para casa o kit Facas Chef Tramontina.  

Etapas do CoziFloripa

O concurso será realizado em três etapas: pré-seleção, seleção e final. Na 1ª fase, os jurados examinarão e avaliarão cada uma das receitas apresentadas nos vídeos, considerando todos os seus aspectos técnicos, como: ingredientes, modo de preparo e memória afetiva apresentada.

A partir dessa avaliação, serão escolhidos os 10 melhores pratos que seguirão adiante. A segunda fase será realizada no FoodLab, a cozinha escola do curso de Gastronomia da Unisul, localizada no Campus Pedra Branca. Desta fase sairão os três finalistas. A grande final será na Estação Verão da Unisul com a divulgação da melhor receita.

Como será a dinâmica do CoziFloripa? 

A Comissão Julgadora do CoziFloripa será composta por profissionais e especialistas da área da gastronomia. Eles realizarão a análise das receitas e também acompanharão o preparo dos pratos.  

Durante o concurso, os participantes terão uma hora e 30 minutos para preparar e apresentar o prato com os ingredientes fornecidos pela Unisul. Eles poderão utilizar também todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento das receitas. Tudo será executado na hora e não será permitido pré-preparo ou alimentos externos. 

Sobre a Unisul 

A Unisul tem 56 anos de fundação, com aproximadamente 19 mil alunos distribuídos em três campi: Campus Tubarão, em Tubarão (que contempla as unidades de Araranguá, Braço do Norte e Içara); Campus Grande Florianópolis, em Palhoça (com uma unidade em Florianópolis) e Campus Unisul Virtual (com sede em Palhoça) e com 78 polos de apoio presencial de Ensino a Distância em todo o Brasil. É a empresa mais premiada pela ADVB catarinense e uma das marcas empresariais mais lembradas no Sul do Brasil. 

COMPARTILHAR