Curso de Ciências Aeronáuticas fortalece a aviação civil brasileira

Há 10 anos o curso de Ciências Aeronáuticas oferece formação de excelência

O Dia da Aviação, 23 de outubro, é mais um motivo de comemoração para o curso de Ciências Aeronáuticas da Unisul que há 10 anos forma profissionais de excelência a contribuírem com as mudanças da aviação civil. 

Tal contribuição se dá em função da crescente automação dos equipamentos e da carência de gestores com capacidade para atuar em diversas áreas. Em função disso, as empresas aéreas elevaram o nível de exigência na contratação de recursos humanos, dando preferência à formação em nível superior, preferencialmente, em Ciências Aeronáuticas. 

O coordenador Paulo Roberto dos Santos, recorda que o curso foi criado em 8 de setembro de 2010, pensado na modalidade de ensino digital para atender às diversas regiões do Brasil, promovendo condições de desenvolvimento contínuo para quem pretende profissionalizar-se no transporte aéreo. 

“A oferta do curso de Ciências Aeronáuticas no formato digital atende, inclusive, aos profissionais da aviação que não possuem nível superior e que não dispõem de tempo para se dedicar a um curso dessa natureza na modalidade presencial. Além disso, expressa as competências a serem desenvolvidas pelo discente e as articula com necessidades locais e regionais, sendo ampliado em função de novas demandas apresentadas pelo mercado da aviação”, complementa. 

A excelência do curso de Ciências Aeronáuticas da Unisul

As novas tecnologias inseridas nessa área exigem cada vez mais a capacidade de comunicar-se adequadamente, incorporando a língua inglesa aplicada à aviação; conhecimento científico para resolução de problemas e o aperfeiçoamento contínuo; a autonomia moral para enfrentar as situações que exigem posicionamento ético; a responsabilidade crítica; e a criatividade. 

Por isso o curso de Ciências Aeronáuticas aposta na formação por competências para que o egresso atue com eficácia nos contextos profissionais dispondo de duas habilitações que atende a dois perfis. 

“Os egressos deverão ser capazes de se adaptar e utilizar as novas práticas emergentes no atendimento das necessidades das empresas do segmento aeronáutico ou que tenham o segmento aeronáutico como atividade meio, atuando no planejamento e construção da operação eficiente e segura do transporte aéreo”, afirma o professor Paulo Roberto. 

Docentes experientes na área da aviação

Na atividade docente os professores realizam a interação direta com os estudantes, de acordo com as escolhas metodológicas do Curso. As atividades de docência e de tutoria são realizadas diretamente pelo professor, integrante do quadro docente da Unisul e prioritariamente mestre ou doutor na área de conhecimento da unidade curricular, que assume a função de professor-tutor. 

Para o professor Paulo Roberto, a expertise dos professores é um grande diferencial, uma vez que o corpo docente atua ou já atuou em cargos de comando e gestão, práticas administrativas, de logística, manutenção de aeronaves, controle de tráfego aéreo, meteorologia aeronáutica, medicina aeroespacial, infraestrutura aeroportuária, prevenção de acidentes e incidentes aeronáuticos, assistência técnica e desenvolvimento de projetos, entre outras. 

“A trajetória profissional desses docentes e suas experiências profissionais contribuem muito para conduzir os estudantes nas situações cotidianas desse ambiente. Durante as aulas, os estudantes conhecem a prática de sua profissão, utilizando-se de momentos de interação (síncronos ou não) que possibilitem (re)conhecer o ambiente aéreo e sua organização. A partir disso, é possível realizar conexões mais seguras entre teoria e prática com seus estudantes”, destaca. 

A participação em atividades específicas de formação, como cursos, palestras, workshops e feiras agregam a prática docente atualizando conteúdos e métodos independentemente de sua área de conhecimento, formação e atuação. 

“A composição do quadro docente é proveniente de profissionais com experiência em outros cursos da Unisul, em outras instituições de ensino superior, além daqueles que adquiriram experiência na docência superior ministrando aulas no próprio curso de Ciências Aeronáuticas, como é o caso de alguns professores-tutores das unidades curriculares voltadas à área de aviação civil. Alguns dos professores têm experiência de docência na Força Aérea Brasileira”, complementa o professor Paulo Roberto. 

O ensino digital da Unisul 

A Unisul Digital investe na autonomia e flexibilidade de horários, dispõe da metodologia referência no ensino a distância, na qual os estudantes acessam online materiais didáticos para cada disciplina, interagem com colegas e professores e realizam atividades do Curso; com avaliações presenciais periódicas no polo presencial de sua escolha.  

Para dar continuidade à qualificação profissional, o curso de pós-graduação em Gestão e Direito Aeronáutico oferece formação específica na área jurídica, com aprimoramento das principais habilidades gerenciais, relacionadas com a área da aviação civil. 

COMPARTILHAR