Dia do Médico: as iniciativas de alunos e professores de Moda da Unisul para ajudar profissionais de saúde

O Dia do Médico é comemorado no Brasil no dia 18 de outubro e o que seria uma celebração igual a todos os outros anos ganhou um significado especial neste ano com a pandemia do coronavírus. São admiráveis os esforços da classe médica na frente de atendimento às pessoas com COVID-19 em todo país. E, com isso, há muita gente que se solidariza, que reconhece o empenho e que ajuda como pode a categoria. É o caso da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), em especial os cursos de Moda e Design, cujos alunos e professores se mobilizaram para confeccionar máscaras de proteção e face shield para doação aos profissionais da linha de frente durante a pandemia.   

A professora e coordenadora do curso de Moda da Unisul Adriana Canto afirmou que desde que a pandemia chegou ao Brasil ela percebeu que algumas pessoas se motivaram a colaborar com o próximo e que sentiu vontade de ajudar de alguma forma. Entrou em contato com professoras e alunas e, juntas, decidiram montar máscaras de proteção descartáveis para os profissionais da saúde. 

“Entrei em contato com a professora Mary Neuza Clasen, das disciplinas de ateliê e modelagem, e ela logo se prontificou a fazer um tutorial explicando como se confecciona a máscara. As alunas Rebeca Boeing, Beatriz Merino e Júlia Mattioni também aceitaram o desafio, pois nunca tínhamos feito isso antes. Cada uma das alunas está costurando as máscaras em casa. Além das estudantes, as professoras Tatiana Corrêa, Liliane Carvalho. Maria Inês Castinera e Kamilla Souza também aderiram ao projeto voluntário. Estou bem feliz com tantas pessoas ajudando. Temos inclusive ex-alunas como a Maria Elisabeth Nicodem (Ateliê de Costura Maria Lis’s) e a Aline Izabel Vieira (A Galleria) que aderiram a esta nossa importante e necessária iniciativa”. 

Adriana contou que a Unisul doou o material e as professoras o modelaram no atelier da Unisul para assim fazer os kits e entregar às alunas que trabalhariam como voluntárias. Os trabalhos ocorreram de março a julho e foram feitas mais de mil máscaras de proteção para doação. 

A estudante de Moda Beatriz Merino disse que achou a confecção da máscara bem fácil de fazer e que a experiência foi gratificante. “Eu gostei muito de fazer este trabalho, gosto de fazer o bem aos outros, ajudar o próximo, fazer tudo o que estiver ao meu alcance”, relatou. 

Rebeca Boeing, que também é aluna do curso de Moda, contou que resolveu fazer esse trabalho voluntário por achar importante ajudar os outros. “Se cada um de nós fizer um pouquinho, conseguimos gerar um impacto positivo na vida de muitas pessoas. É muito gratificante! Eu fico feliz em poder ajudar. Meus avós estão no grupo de risco e existem várias pessoas trabalhando dia e noite nos hospitais, farmácias e supermercados. É maravilhoso poder saber que estou conseguindo fazer algo. E nesses tempos de quarentena, é muito bom poder me sentir útil. A moda tem uma função social muito grande na nossa sociedade e infelizmente não recebe o reconhecimento que merece. Além de ser uma das indústrias que mais emprega no mundo, principalmente mulheres”, ressalta Rebeca.  

O coordenador do curso de Design, Ricardo Straioto, também participou dessa rede de solidariedade. Ele confeccionou diversas face shield com uma impressora 3D para serem doadas aos profissionais que estavam atuando na linha de frente dos hospitais. “Quando eu vi esse trabalho super importante que os professores e alunos do curso de Moda estavam fazendo com a produção das máscaras de pano, pensei que seria muito bom ajudar também. Na produção das face shield, o curso de Design entrou com a produção da estrutura e do corte, para depois os alunos do curso de Moda colocarem os elásticos para a fixação para os profissionais poderem utilizar. Usamos o material acetato, e modelo padrão que seguem as exigências dos órgãos de saúde. Este material foi doado aos professores e alunos do curso de Medicina da Unisul que estavam atendendo nos hospitais e clínicas”.  

COMPARTILHAR