Docente do PPGCL apresenta conferência na UFRGS

A professora Andréia da Silva Daltoé apresentou a conferência “Análise de Discurso: Estado, Escola e Resistência(s)” no dia 24 de março. A atividade faz parte dos Seminários Avançados “A pesquisa em Análise de Discurso – interfaces, desdobramentos e retificações” que está sendo desenvolvida na UFRGS. Andréia discutiu o modo como práticas políticas e/ou políticas públicas têm afetado a escola atualmente, comprometendo princípios democráticos, pedagógicos e de cidadania deste bem simbólico, público e coletivo, que é a educação.

“Não podemos nos isentar desta discussão, até porque, conforme pressupostos da própria Análise de Discurso: não há prática teórica dissociada da prática política”, argumenta.

Andreia Daltoé é docente do PPGCL desde 2011. Graduada em Letras, especialista em Linguística Aplicada e Mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul, fez seu doutorado na UFRGS e se pós-doutorou na Unicamp, sob a supervisão de Eni Orlandi, e na Université Sorbonne Paris Nord, Villetaneuse, sob a supervisão da Profa. Dra. Marie-Anne Paveau. No Programa, lidera o Grupo de Pesquisa “Relações de Poder: esquecimento e memória”, que discute formas de silenciamento, apagamento e esquecimento no discurso político.

Os Seminários são uma iniciativa da Profa. Dra. Dóris Maria Luzzardi Fiss (FACED/UFRGS) para promover reflexões a partir de interfaces que a Análise de Discurso possibilita e contribuir para a atualização da memória não apenas de seu campo como também das áreas com as quais dialoga. A programação conta com a participação de 10 pesquisadores de diferentes universidades do país, possibilitando discussões sobre suas pesquisas em estudos da linguagem e da educação, bem como estreitando as relações interinstitucionais.

PPGCL recebe inscrições para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul está com as inscrições abertas para o Mestrado e o Doutorado com oferta nos campi Pedra Branca e Tubarão. As inscrições estão disponíveis até o dia 30 de abril e podem ser feitas em: unisul.br/ppgcl

Os cursos de Mestrado e de Doutorado possuem duas linhas de pesquisa: Texto e Discurso e Linguagem e Cultura. Tendo como diferencial sua multidisciplinaridade, acolhendo estudantes das mais diversas licenciaturas e bacharelados que se interessam por objetos textuais, discursivos e culturais.

Por conta da pandemia de Covid-19, o contato com o PPGCL está sendo feito a distância. Fale com a equipe por meio do Whatsapp (48) 3621-3369 ou pelos e-mails ppgcl.sec@unisul.br e ppgcl.pb@unisul.br.

COMPARTILHAR