Escritor Celso Sisto participa de aula no Mestrado em Ciências da Linguagem

“A arte como saída”, essa é a visão que a professora Chirley Domingues deseja transmitir aos seus alunos do mestrado. Para a professora, o convite feito ao escritor, ilustrador e contador de histórias, Celso Sisto, teve o intuito de mostrar aos participantes como a arte e o lúdico são indispensáveis na vida das pessoas.

O escritor Celso Sisto participou do encerramento da disciplina de Teoria Literária do Programa de pós-graduação em Ciência da Linguagem da Unisul, a convite dos professores da disciplina Chirley Domingues, Mário Abel da Silva e Ana Maria Bortolanza, no dia 4 de dezembro

Sem que os alunos soubessem, Celso Sisto invadiu a sala de aula, que estava acontecendo no modo digital, e iniciou a contação de “Um espinho de marfim”, de Marina Colasanti.

“A participação do escritor foi uma surpresa para os alunos e esse foi o objetivo do convite, brindá-los com a audição de uma bela narrativa, depois de um semestre dedicado a leituras teóricas e a discussões sobre elas. Foi um momento de confraternização e de proporcionar aos alunos a oportunidade de se dedicarem apenas à contemplação”, conta a professora Chirley.

Em um ano em que o isolamento físico se tornou necessário, professores aderem à criatividade em sala de aula digital. “Ter o contato com uma atividade que solicita o encontro e a partilha, como uma boa roda de contação de histórias, ainda que virtualmente, é uma forma de provocar o desejo de que o mundo volte a ser mais suportável. E isso, sem dúvida alguma, a arte, em qualquer forma de expressão, pode nos proporcionar”, enfatiza a professora Chirley.

O doutorando do PPGCL, Leandro de Bona, destaca: “Uma invasão que veio nos trazer a experiência com a literatura em voz e corpo para encerrar muito bem o semestre, trazendo um pouco de alento neste difícil ano de distanciamento”.

Para a aluna Júlia das Neves, mestranda do PPGCL, a participação do Celso na aula foi surpreendente. “Quem diria que, virtualmente, poderíamos sentir uma energia tão boa!”.

Sobre o escritor Celso Sisto

Ator, escritor, ilustrador e doutor em Teoria Literária, Celso Sisto tem mais de 60 títulos de literatura para crianças publicados. A qualidade de sua obra foi reconhecida pelos prêmios que acumula. Autor Revelação (FNLIJ, 1994); Ilustrador Revelação (FNLIJ, 1999); Melhor Livro Infantil (Açorianos, 2011); e Livro do Ano (Açorianos, 2011).