Estudante de Odontologia tem estudo premiado no maior evento brasileiro de pesquisa

A acadêmica da 10ª fase do curso de Odontologia, Ana Clara Kuerten Gil, orientanda da professora Josiane de Almeida, e com apoio da professora Daniela de Rossi da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi premiada em primeiro lugar na categoria TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), com a pesquisa “Penetração bacteriana em membranas utilizadas na regeneração tecidual guiada: uma revisão integrativa” na 37ª reunião da SBPqO – Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.

A professora Josiane conta que Ana Clara foi bolsista de Iniciação Científica e sua orientanda de TCC e que por conta da pandemia e consequente suspensão das atividades presenciais neste ano, sua pesquisa experimental de TCC, idealizada em parceria com o professor Guenther Schuldt Filho, sobre a análise da penetração bacteriana em membranas utilizadas na regeneração tecidual e óssea guiada, não pode ser realizada. Neste caso, optou-se, pela realização de uma revisão integrativa, com o mesmo tema da pesquisa experimental. “As revisões integrativas têm ganhado destaque no âmbito científico por serem capazes de sintetizar achados de variadas investigações empregando métodos rigorosos e sistemáticos”, relata a professora Josiane.

De acordo com a professora Daniela ela fez uma proposta aos professores para substituir as pesquisas clínicas e experimentais por revisões integrativas, assim a estudante Ana Clara pode, através da sistematização e percurso metodológico, compor uma pesquisa de qualidade para o seu TCC. “Creio que encontramos uma excelente alternativa e a pesquisa de qualidade aliada à metodologia conferiu a aluna este prêmio, que nos deixa muito orgilhosos”.

Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica

Anualmente, acontece em Campinas/SP, a reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), caracterizada como a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research – IADR. A SBPqO é a maior divisão da América Latina, e a reunião é o evento mais importante em pesquisa no país na área odontológica, com cerca de 4 mil participantes, entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores.

Busca-se, por meio do evento, o incentivo, o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa científica odontológica. É nesse contexto que a professora do curso de Graduação em Odontologia da Unisul, unidade Pedra Branca, doutora Josiane de Almeida, tem levado seus alunos às reuniões da SBPqO e submetido os trabalhos que orienta, dos programas PUIC, PIBIC, UNIEDU e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Pesquisa em Odontologia

Em 2019, algumas orientadas da professora Josiane de Almeida, puderam participar presencialmente do evento e apresentar seus trabalhos.

A necessidade de manutenção da estética e função dos tecidos moles e duros após exodontias tem motivado a realização de estudos e pesquisas na busca por métodos de preservação alveolar, visando uma reabilitação protética duradoura e satisfatória. Tendo em vista a importância clínica da técnica de regeneração tecidual guiada, a qual visa promover um reparo tecidual e ósseo satisfatório para posteriores reabilitações, percebe-se a necessidade do entendimento da suscetibilidade dos variados tipos de membrana à penetração bacteriana. Com base no criterioso método empregado na revisão integrativa e no tema atual, que visa integralmente o bem estar e saúde do paciente, o trabalho mostrou-se relevante e com mérito para ser premiado. A Unisul, por meio do esforço de seus alunos e professores, tem mostrado sua capacidade, não apenas no ensino, mas também na extensão e na pesquisa.