Estudantes da Unisul irão atuar no Observatório Social de São José

A Unisul firmou um convênio com o Observatório Social de São José, que irá propiciar aos estudantes a integração do conhecimento teórico adquirido na sala de aula com as atividades a serem desempenhadas no mercado de trabalho. Na última quinta-feira, dia 18 de março, ocorreu a reunião de alinhamento entre as partes, com a presença dos professores da Unisul Giancarlo Moser e Álvaro Souto, e do presidente do Observatório João Alfredo Freitas Gomes.

Este convênio está vinculado aos projetos de Educação Dual e está previsto para iniciar ainda este semestre com os alunos dos cursos das Ciências Sociais Aplicadas (Gestão e Negócios).

De acordo com o professor Giancarlo Moser, os alunos irão trabalhar com coleta de dados, aplicação de questionários, tabulação dos dados, análise e interpretação para que se tenha um mapa da situação do sócio-econômica e ambiental do município de São José. “Os indicadores e os dados são necessários para que a gestão pública possa tomar decisões para as políticas públicas do Município. Além disso, os alunos também irão elaborar manuais, uma espécie de guia, para que o Observatório Social possa fazer treinamentos, contatos, e explicar para a população como ela pode fiscalizar o poder público”, esclarece o professor Giancarlo.

O professor, ainda, explica que o Observatório Social será o responsável em dar segmento social aos dados e ao trabalho coletado e analisado pelos acadêmicos da Unisul. “Este é um projeto de suma importância para a Unisul, para os estudantes e para a sociedade como um todo. Unir a prática do ensino com o mercado de trabalho são habilidades e competências essenciais para os desafios do século e o futuro das profissões”, enfatiza.

O coordenador das áreas de gestão, negócios, turismo e hospitalidade da Anima Educação/Unisul, professor Álvaro Souto, ressalta a importância de se realizar estas parcerias. “Estamos empenhados em desenvolver parcerias com organizações públicas, privadas e não governamentais, para através da oferta de Unidades Curriculares Duais (teoria e prática junto), oferecer a melhor formação para nossos estudantes. Essa abordagem é sem dúvida um dos diferenciais do currículo E2A (Ecossistema Ânima de Aprendizagem), em implementação na Unisul”.