Estudantes do PPGCL apresentam pesquisas sobre memória e nostalgia

Estudantes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul participaram do VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano, que ocorreu na Universidade Federal Fluminense (UFF) nos dias 25 e 26 de março. Leonardo Alexander Lessa e Valdemir Soares dos Santos Neto, apresentaram as pesquisas intituladas “O retorno do Balão Mágico e a evocação de memórias na TV: um estudo sobre teleafetividade” e “O atravessamento da ficção televisiva na construção de uma memória coletiva na série The Crown”, vinculadas ao Grupo de Pesquisa “Memórias, Afetos e Redes Convergentes” e orientadas pelo professor Mário Abel Bressan Júnior. O Seminário reuniu pesquisadores de todo o país e discutiu questões importantes acerca dos processos, discursos e fenômenos representativos oportunizados pela mídia e outras interfaces comunicacionais.

O artigo “O atravessamento da ficção televisiva na construção de uma memória coletiva na série The Crown” problematizou a rememoração de determinados contextos históricos abarcados pela narrativa, sob o viés da ficção televisiva, como possibilidade de provocar uma ressignificação e atualização das memórias coletivas dos telespectadores da série.

Já a pesquisa intitulada “O retorno do Balão Mágico e a evocação de memórias na TV: um estudo sobre teleafetividade”, apresentou a análise como as memórias em torno do grupo Balão Mágico são evocadas pela televisão a partir do anúncio do retorno do grupo em 2018. Para Leonardo, essa rememoração apresenta traços nostálgicos pelo viés de uma memória teleafetiva, tese do professor Mário Abel.

Para o orientador dos trabalhos, e líder do grupo de pesquisa (marc.), Mário Abel Bressan Júnior, a participação dos alunos nesses eventos acadêmicos reitera o compromisso do PPGCL com os estudos científicos sobre memória no país. “A possibilidade de um diálogo interdisciplinar no âmbito da academia, a partir do enquadramento dos estudos sobre memória com os objetos, fenômenos e práticas comunicacionais, reforça a necessidade de se considerar a função da memória como forma constituinte do sujeito contemporâneo”, ressalta Mário Abel. O pesquisador avalia esses movimentos de troca por meio dos eventos como um espaço profícuo para a obtenção de novas perspectivas e abordagens teóricas e metodológicas.

PPGCL recebe inscrições para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul está com as inscrições abertas para o Mestrado e o Doutorado com oferta nos campi Pedra Branca e Tubarão. As inscrições estão disponíveis até o dia 30 de abril e podem ser feitas em: unisul.br/ppgcl

Os cursos de Mestrado e de Doutorado possuem duas linhas de pesquisa: Texto e Discurso e Linguagem e Cultura. Tendo como diferencial sua multidisciplinaridade, acolhendo estudantes das mais diversas licenciaturas e bacharelados que se interessam por objetos textuais, discursivos e culturais.

Por conta da pandemia de Covid-19, o contato com o PPGCL está sendo feito a distância. Fale com a equipe por meio do Whatsapp (48) 3621-3369 ou pelos e-mails ppgcl.sec@unisul.br e ppgcl.pb@unisul.br.