Grupep é representado no Congresso Nacional de Arqueologia

A Unisul participou do XVIII Congresso Nacional da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) durante os dias 27 de setembro à 2 de outubro, em Goiânia. Os alunos do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep) apresentaram novos projetos que colaboram com a pesquisa do patrimônio arqueológico nacional e internacional.

Entre os trabalhos apresentados estava a pesquisa do acadêmico de Publicidade e Propaganda, Pedro Gonçalves, com o tema “Comunicação Social como Ferramenta para Divulgação de Pesquisas no Âmbito da Arqueologia”. O projeto demonstrou como acontece o processo de divulgação das ações realizadas pelo Grupep utilizando as redes sociais e os meios de comunicação da região, como rádios e emissoras de televisão. Além disso, o acadêmico apresentou inovações nos meios de divulgar as atividades do grupo, como acompanhar as descobertas arqueológicas por meio de vídeos para a internet.

Pedro destaca que a Arqueologia precisa do apoio de várias áreas do conhecimento para que as pesquisas possam ser realizadas com mais eficácia. “Muitos pensam que precisa estar cursando História para trabalhar na Arqueologia, o que não acontece, pois é uma ciência que necessita da colaboração das mais diversas áreas, como comunicação, biologia, geografia, computação, química, entre outros. Com essa união o Grupep busca desenvolver cada vez mais as pesquisas arqueológicas, principalmente aqui na nossa região que é tão rica em sítios arqueológicos”.