Jovens participam da Unisul Experience

Evento apresenta a Unisul para estudantes de Ensino Médio

O Unisul Experience apresentou aos estudantes do Ensino Médio as possibilidades do Ensino Superior. A Unidade Pedra Branca recebeu nesta terça-feira, 6, mais de mil estudantes que participaram  de palestras sobre ‘Orientação profissional’ e ‘Dicas para o Enem’, além de gincana com tour pelo Campus e oficinas ligadas aos cursos.

Nesta edição, 20 escolas da região da Grande Florianópolis foram convidadas a participar do evento. Na quarta-feira, outros mil também visitarão a universidade. O reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, recebeu os estudantes e afirmou que o objetivo do evento é contribuir na escolha dos seus projetos de vida. “E é isso que nos interessa. Motivar o jovem a seguir os seus estudos e mostrar que ele poder galgar um passo além”, diz.

O primeiro contato dos estudantes com a equipe da Unisul foi no Complexo Aquático. No momento em que foram recebidos, diversas atividades eram desenvolvidas nas piscinas. Alunos da rede pública de São José e Palhoça participam gratuitamente de natação, bem como alunos particulares do bairro Pedra Branca. Alunos do curso de Fisioterapia estavam em aula na piscina ao lado, além da equipe de alto rendimento treinando na outra piscina, com nadadores campeões brasileiros e internacionais. “Este é um dos princípios de uma Universidade Comunitária. Estamos orgulhosos por sermos um cartão de visita, não só pela estrutura, mas pelo trabalho realizado”, completa o coordenador do Complexo Aquático, Carlos Camargo.

Em seguida, os estudantes visitantes foram conduzidos por um tour pela Universidade. O professor Ingo Hermann coordenou as atividades da Unisul Experience. “Gostaríamos que eles pudessem fazer um paralelo com outras universidades que não tem nossa estrutura, nossa dinâmica e nossa formação”, contextualiza. Para ele, é importante contribuir com a carreira dos estudantes. “Melhorando as possibilidades de formação e facilitamos a escolha do que fazer daqui em diante”, pontua.

Muitos alunos das escolas visitantes estão decididos sobre a opção no vestibular. Luan Adriano Assunção, da Escola Nereu Ramos de Santo Amaro da Imperatriz, pretende fazer Odontologia. “Já trabalhei na área há alguns anos e vejo na estrutura da Unisul muita qualidade”, diz. Já, Gabriel Vitor Pierri, da Escola Governador Ivo Silveira, disse que a Unisul foi a primeira Universidade que visitou. “Me deu muita vontade de estudar aqui”, garante.

Também da Escola Ivo Silveira, Jessica Monique, disse que ao conhecer os ambientes da Universidade sentiu muito mais vontade de participar dessa vida universitária. “Quero fazer Educação Física e adorei os espaços oferecidos pela Unisul para o curso”, avalia.

Alunos do Centro de Educação de jovens e Adultos (Ceja) também participaram da Experience. Gilbert Costa pensa em fazer Engenharia Civil. “Achei muito bem estruturada a Universidade para o curso”, pondera. Nicoli Moraes, da Escola Ivo Silveira, pensa em tentar entrar para o curso de Publicidade e Propaganda. “Me surpreendi com a estrutura e materiais que a universidade oferece, como os estúdios”, diz.

Ana Carolina Lohn, pretende investir na Pedagogia. “Acredito que esse tour pela universidade ajuda muito todos os alunos na escolha, por poder ter contato com os profissionais e as áreas de interesse”. O aluno Galter Antonio Cardozo, do Instituto Estadual de Educação, pretende fazer Design. “Tem muitas coisas diversificadas para fazer dentro do curso na Unisul”, diz. Lorenzo Mantelli, também do IIE, vai optar pela Medicina. “Vou tentar vestibular na Unisul. Todo ambiente é muito interessante, muito útil. O campus é enorme tem ótima estrutura tanto para meu curso quanto para os demais”, projeta.

A estudante Eduarda Bernardo Martins, da Escola Ivo Silveira, planeja ingressar na Farmácia. “Toda estrutura é diversificada e tem bastante aula prática. Muitos materias e ambientes. Essa vivência ajuda na escolha e no conhecimento”, diz acreditar. Já, Sabrina da Silva Carreiro de Oiveira, da mesma escola, está indecisa. “Esse evento está me esclarecendo dúvidas e fazendo eu refletir sobre qual curso escolher”, diz. A colega delas, Maria Eduarda Lopes, será psicóloga. “Com certeza farei o vestibular aqui na Unisul”, projeta.

Nesta quarta-feira, 7 as atividades da Unisul Experience continuam na Unidade Pedra Branca.