Literatura Infantil e Juvenil produzida em SC lança a 4ª edição

A Editora Unisul, em parceria com o Grupo de Pesquisa Literalise, da Universidade Federal de Santa Catarina, lança a 4ª Edição do livro on-line Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina.  Organizada pelas professoras Chirley Domingues, dos programas de Pós-graduação em Ciências da Linguagem e Educação da Unisul, pela profa. Eliane Debus, da UFSC e Maria Laura P. Spengler, da UDESC, a nova edição apresenta 122 resenhas de livros para infância e juventude, a biografia de 44 novos escritores, 20 ilustradores e uma tradutora.

O livro, disponível em meio eletrônico no endereço http://literaturainfantiljuvenilsc.ufsc.br, totaliza, atualmente, 1.074 resenhas e 350 biografias, produzidas nos últimos três anos, oferecendo aos leitores um mapeamento da produção literária em/de Santa Catarina.

“Neste ano de 2020, em que somos colocados à prova e vivenciamos tempos tão duros, em consequência da pandemia da Covid-19, com o isolamento social e com espaços de aprendizagem institucionalizados obrigados a manterem as suas portas cerradas, como forma de proteção à vida,  acreditamos que este material poderá contribuir para professores e professoras da Educação Básica, que encontrarão nele material de suporte para suas aulas e, além disso, a possibilidade de ampliar seus conhecimentos sobre a leitura literária e a literatura produzida em Santa Catarina”. (DEBUS; DOMINGUES; SPENGLER, 2020).

O evento será on-line, dia 25 de novembro, às 19h, no canal Youtube do Literalise/UFSC. Além da apresentação da nova edição, durante o encontro será feita a leitura de algumas resenhas que compõe o livro, incluindo títulos premiados, como O Passeio, escrito por Pablo Lugones e ilustrado por Alexandre Rampazo, prêmio de Melhor Livro para criança, pela FNLIJ, em 2018; e Aaahhh, de Guillerme Karsten, que recebeu dois importantes prêmios no mesmo ano de sua publicação, 2019, o Golden Pinweel, na China, e a BIB Plaque, em Bratslava, Eslováquia.

COMPARTILHAR