Unisul é premiada em Brasília com o melhor artigo científico em Finanças

O artigo ‘Educação Financeira para os empresários da Associação das Pequenas e Microempresas da Região de Tubarão – AMPE’, de autoria dos professores Claudio Alvim Zanini Pinter, Domingos Pignatel Marcon e Marcelo Miguel da Silva, e da aluna Jéssica Elize Bruckheimer, foi premiado como melhor artigo científico na área temática de Finanças, no XXVIII Encontro Nacional dos Curso de Graduação em Administração (ENANGRAD).

Ao todo, foram quatro os artigos submetidos e apresentados no evento, sendo que outro destes artigos ainda conquistou o terceiro lugar.

– 1º COLOCADO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS EMPRESÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO DAS PEQUENAS E MICRO EMPRESAS DA REGIÃO DE TUBARÃO – AMPE
Autores: Claudio Alvim Zanini Pinter, Domingos Pignatel Marcon, Marcelo Miguel da Silva, Jéssica Elize Bruckheimer (Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul)

– 2º COLOCADO: ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE FINANCIAMENTOS RURAIS E AGROINDUSTRIAIS NOS ATIVOS DE BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS DE 2012 A 2015
Autores: Carlos André de Melo Alves, Emmanuel Almeida de Oliveira (Universidade de Brasília – UnB)

– 3º COLOCADO: ANÁLISE DA RENTABILIDADE DE UMA CARTEIRA DO SETOR VESTUÁRIO, APLICANDO AS TEORIAS DE MARKOWITZ E SHARPE
Autores: Claudio Alvim Zanini Pinter, Domingos Pignatel Marcon, Jéssica Elize Bruckheimer (Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul)

Neste ano, o tema do ENANGRAD dá continuidade ao que foi desenvolvido na edição de 2016: “Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho – desafios para a transformação de uma cultura”. O evento foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, na Escola Nacional de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/ENAE), em Brasília/DF.

O projeto vencedor mapeou os níveis e aspectos da educação financeira dos micro e pequenos empresários da AMPE. A proposta do artigo visou a educação financeira dos empresários para as escolhas de consumo e investimento, para a tomada de decisão eficaz, para evitar endividamento e oportunizar uma maior competitividade dos processos empresarias, criando empresas sólidas com forte capacidade de renda e emprego. “Entende-se, que a educação financeira prepara o indivíduo para os desafios de ser um empreendedor e garante a longevidade das micro e pequenas empresas. Este movimento, da Universidade junto a AMPE, desenvolveu ações que melhoram o entendimento conceitual e cooperam com a educação financeira dos empresários contribuindo para uma maior qualidade de vida das pessoas e suas comunidades”, destaca o professor Claudio Pinter, um dos autores do artigo.

O ENANGRAD é um espaço onde mantenedores, reitores, diretores, coordenadores, pesquisadores, professores e estudantes têm a oportunidade de trocar experiências e discutir maneiras para melhorar o ensino de Administração e Gestão no Brasil, a Unisul estar inserida neste espaço é crucial para o constante aperfeiçoamento do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, pilares que sustentam a universidade comunitária.

COMPARTILHAR