O engenheiro e suas habilidades

Por Claudio Coelho, Engenheiro e professor na Unisul

Uma definição de engenheiro poderia ser “aquele profissional que resolve problemas dos mais diversos tipos, conhece os detalhes de processos e produtos e que é capaz de apresentar soluções aos problemas, baseados no conhecimento técnico e científico”.

O campo de atuação de um engenheiro não se resume à área técnica. Cada vez mais vemos campos distintos se abrindo, como gestão de pessoas, mercado financeiro e administração de empresas. O curso de engenharia permite que o profissional tenha conhecimentos múltiplos, rapidez de raciocínio e flexibilidade em se adequar a ambientes inóspitos, o que facilita seu ingresso nesses.

Mas quantas vezes já ouvimos ou conhecemos alguém com habilidades técnicas (hard skill) incontestáveis, mas que não se relacionava (soft skill) bem com seus colegas?

O desenvolver mais e mais seus conhecimentos (hard skill), com especializações, cursos específicos ou novos idiomas é, ainda, fundamental, mas não o suficiente.

As Soft Skills são as habilidades sócio comportamentais. Estão associadas às habilidades mentais e a capacidade de lidar com emoções.

Cada vez mais, as empresas buscam por profissionais completos. Isso inclui não só conhecimentos técnicos, mas principalmente habilidades de relacionamento. O engenheiro do futuro precisa saber, no mínimo, se comunicar e trabalhar em equipe.

As organizações não estão dispostas a gastar dinheiro para ensinar o profissional a se relacionar com seus colegas e clientes. Nas corporações, o foco da capacitação profissional é mais técnico do que relacional.

É importante saber transmitir o que vai se fazer, de maneira a conseguir articular o trabalho com os diferentes membros da equipe (comunicação). Ter capacidade de atuar em conjunto com mais pessoas (colaboração e trabalho em equipe). Desenvolver o relacionamento interpessoal e dedicação ao trabalho compõem os elementos chave das habilidades que devem (todas) caminhar sempre juntas.

Em suma, expanda seu conhecimento, não fique preso na mesma ideia de sempre, ou acabará ficando ultrapassado.

* Neste sábado, 10 de abril, se comemora o Dia da Engenharia

COMPARTILHAR