Oito pesquisadores do Greens Unisul ingressam em Mestrados e Doutorados neste ano

Só no ano de 2020, o Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens), da Unisul, teve oito dos seus pesquisadores que ingressaram em programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu: Mestrados e Doutorados na Unisul, UFSC e Univali.

Os jovens cientistas do Greens, são: Ruy de Castro Sobrosa Neto, doutorando em Administração na Unisul, orientando do Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (fundador e diretor do Greens, PPGA e PPGCA), que prepara uma tese acerca do modelo vetorial de projetos baseados no nexo água, energia e alimento: ferramenta de gestão da sustentabilidade e da indústria 4.0

Felipe Fernandez, doutorando em Administração na Unisul, orientando do Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, que prepara uma tese acerca da A Revolução Social na 4° Revolução Industrial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Stephane Louise Boca Santa, doutorando em Administração na Unisul, orientanda dos Professores Thiago Coelho Soares (Greens e PPGA) e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, que dedica as suas pesquisas às Cidades Saudáveis Sustentáveis: Proposição de um Modelo de Gestão para o Financiamento e Implementação.

Paulo Fuchs, doutorando em Administração na Unisul, orientando dos Professores Ana Regina Aguiar Dutra (Greens, PPGA e PPGCA) e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, que dedica as suas pesquisas à Governança, Greens Campus e Administração Pública.

Samara da Silva Neiva, doutorando em Administração na Univali, pós graduação em administração, na linha de pesquisa: desenvolvimento sustentável. Samara dedicará as suas pesquisas a modelagem do planejamento estratégico urbano sustentável estruturado em cidades universitárias.

Já as novas Mestrandas, oriundos do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Unisul, são a Carla Patrícia Finatto, Mestrado em Administração na Unisul, orientanda do Professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, que prepara uma dissertação dedicada Análise as ações adotadas pelo Brasil para atingir o 10 Objetivo do Desenvolvimento Sustentável: redução da desigualdade.

Janayna Sobrosa Maia, Mestrado em Administração na Unisul, orientanda dos Professores Nei Antônio Nunes (PPGA,Unisul) e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, que prepara uma dissertação intitulada: Inteligência artificial versus inteligência hibrida na quarta revolução industrial: um estudo da psicologia organizacional e de suas vertentes na era da indústria 4.0

E Brenda Carolyne Geraldo Castro, que ingressou no Mestrado em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisará os percursos do desenvolvimento sul coreano: O Estado e os Chaebols.

Estes resultados, assim como as relevantes publicações do Centro de Desenvolvimento Sustentável, consagram o Greens como referência internacional nas pesquisas das Ciências da Sustentabilidade. O Greens lidera o Projeto Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica, complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’. O projeto Bridge recebe fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK) e reúne as universidades de Cambridge e Unisul.

O Centro de Desenvolvimento Sustentável conta com mais de 30 pesquisadores do Brasil, Reino Unido e EUA, nas seguintes linhas de pesquisa são: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas desenvolvimento sustentável, educação ambiental e green campus, cidades sustentáveis, justiça ambiental e refugiados ambientais, empoderamento das meninas e mulheres e os objetivos do desenvolvimento sustentável.