PDI: colaboradores como agentes de transformação e inovação na universidade

O professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul, ressaltou a inovação para tornar a universidade ainda mais atuante e empreendedora no encontro entre os colaboradores com o grupo coordenador da discussão e elaboração do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional/2020-2024.

A última conversa desta etapa de cocriação mostrou a importância de se desencadear sinergia para estimular toda a comunidade acadêmica. “Hoje em dia, não conseguimos inovar de forma isolada, por esse motivo criamos esta metodologia de cocriação. A inovação deve ser compromisso de todos, por exemplo, quando um aluno, egresso, funcionário ou professor enxergam o novo também se tornam agentes de mudança”, fala o professor Mauri.

Os colaboradores refletiram sobre as transformações que acontecem no mundo e principalmente na educação além das possíveis alternativas de crescimento e inovação para Unisul. Na sequência, em pequenos grupos realizaram os exercícios colaborativos cujo os resultados serão fundamentais para a elaboração final do PDI que norteará os próximos cinco anos da Universidade. “O fato de não termos as vezes os recursos e as condições ideais da Universidade, não deve nos impedir de sermos proativos e fazer as coisas acontecerem. As pessoas precisam ser um agente de transformação e inovação”, destacou Luciano Farias Veiga, um dos colaboradores ao representar o grupo.

O coordenador do Comitê Executivo do PDI, professor Fabrício da Silva Attanásio, valoriza a participação da comunidade universitária pela grande contribuição nesse processo de qualificação da Unisul. “Finalizamos essa etapa com 18 encontros de cocriação do PDI em todas as nossas unidades presenciais e um encontro com os estudantes da EaD em todo território nacional envolvendo todos os campi, áreas, níveis e modalidades. Foi literalmente uma maratona de encontros, porém muito rica e com resultados muito importantes, que irão contribuir com a reinvenção da nossa Universidade”.

A última etapa de encontros entre colaboradores e o grupo do PDI aconteceu no dia 13 de setembro, na Unidade Pedra Branca, Campus Grande Florianópolis.

Você pode ajudar a construir a Universidade ideal para o século 21. A Unisul está discutindo e elaborando o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para modernizar-se e avançar com um modelo acadêmico inovador. Acesse a plataforma colaborativa