PDI: conexões para o aprendizado na era da experiência

Refletir sobre a educação e o profissional do futuro nas suas múltiplas características, subsidiar uma formação que considere a formação do saber pela vivência da realidade são apenas algumas das ideias discutidas pelos estudantes e egressos da Unisul, para mais uma ação de cocriação do PDI Unisul 2020-2024.

O estudante Jeferson Marcelino, do curso de Enfermagem, gerar conexões para que se aprenda através das experiências é muito importante. “Quanto mais atividades práticas nós tivermos nos ambientes de aprendizagem, mais iremos nos envolver e contribuir para o desenvolvimento e soluções dos problemas da sociedade, estamos na era da experiência”.

Neste cenário de profundas e velozes mudanças, estar abertos a novas experiências e oportunidades para além da própria realidade é fundamental. Foi o que aconteceu com o estudante de Letras da Unisul de Tubarão, Israel Vieira Pereira, que logo ao se formar teve a oportunidade de ser contratado por uma empresa do Vale do Silício. “Estar nestes 8 anos trabalhando e interagindo com pessoas do mundo inteiro é uma experiência incrível. Mudou minha relação com a tecnologia e ampliou a minha visão de mundo por conta desse contato com pessoas de outros países e suas culturas. As tecnologias podem ser grandes aliadas, mas precisamos saber como utilizá-las a nosso favor” destacou Israel.

Para os participantes deste encontro em Tubarão, a universidade exerce papel de liderança nas regiões onde se insere, devendo estar sempre alinhada e sensível às constantes mudanças e exigências de inovação dos tempos atuais e futuros. Tudo isso sem perder a capacidade de compreender as especificidades de cada território de modo à efetivamente poder contribuir com o desenvolvimento das pessoas, grupos e da sociedade local, regional e nacional.

De acordo com o professor Lester Camargo, vice-reitor da Unisul, “o ensino superior, no futuro, exigirá cada vez mais do desenvolvimento de aspectos comportamentais que fortaleçam a capacidade de relacionamento dos profissionais com a realidade e com os demais agentes que as integram. Com isso, irão requerer que desenvolvam capacidades de diagnóstico e leitura da realidade, pensamento crítico e colaboração, com foco na criação de soluções para a melhoria da vida em sociedade”.

Segundo os estudantes e egressos, a aprendizagem a partir da experiência, da vivência e da integração entre áreas e saberes será uma busca cada vez mais presente para os profissionais. Os cursos que participaram da cocriação em Tubarão foram: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Educação Física, Formação pedagógica, Geografia/História, Letras, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Design Moda, Cosmetologia e Estética, Gastronomia, Marketing, Processos Gerenciais e Farmácia.

Na próxima semana, os estudantes e egressos das Unidades de Içara (11 de junho) e Braço do Norte (13 de junho) do Campus Universitário de Tubarão terão a oportunidade de participar da cocriação do PDI 2020-2024.