PDI: dinâmica com coordenadores pensa na educação do futuro

Os debates e reflexões sobre os impactos da Universidade na vida das pessoas e da sociedade, as tendências e transformações no mundo e na educação, marcaram mais uma ação para o trabalho de cocriação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Unisul 2020-2024. Dessa vez, com os coordenadores de cursos dos campi de Tubarão, Grande Florianópolis e UnisulVirtual nos dias 21 e 22 de agosto.

O professor Fabrício da Silva Attanásio, enfatiza a necessidade de valorizar as contirbuições das pessoas para o desenvolvimento efetivo da cocriação de um PDI que represente o projeto que acreditamos. “Estamos finalizando um processo de envolvimento com os estudantes, e agora também, com os coordenadores tanto da graduação quanto do stricto e lato sensu porque é importante planejar o futuro. Ainda mais por vivenciarmos as constantes transformações e isso nos demanda mais inovação e colaboratividade nos processos da universidade”.

De acordo com o professor José Ricardo Tavares, coordenador do curso de Administração da unidade Trajano, o planejamento se faz necessário por causa da trajetória da Unisul. “Esse movimento de repensar no que vem acontecendo a nossa volta e o que podemos projetar é essencial para viabilizarmos as nossas possibilidades diante das dificuldades, erros e acertos. Somente a partir do planejamento é que estaremos preparados para o futuro”, diz.

O Professor Fábio Raun, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, destaca a importância do PDI no atual contexto também para o srticto sensu. “A capes pela primeira vez começou a exigir a articulação das propostas dos Programa de Pós-Graduação com o PDI da Instituição e a tendência é que está exigência fique ainda maior”.