PDI: estudantes e egressos sugerem ideias para a Universidade do futuro

Para que a Unisul possa delinear os caminhos que deverá trilhar nos próximos cinco anos é fundamental mobilizar os estudantes e egressos para que contribuam com suas opiniões. Afinal, a Universidade se constrói a partir de cada um que nela habita.

E assim, em mais uma das ações para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – (PDI) – Unisul 2020-2024, foi a vez dos estudantes do campus Grande Florianópolis participarem das atividades. Na unidade Pedra Branca foram dois encontros: segunda-feira (27/05), período matutino  e quarta-feira (29/05), no período noturno, participaram os estudantes e egressos dos cursos: Cursos de Administração, Cinema e Audiovisual, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Fisioterapia,  Jornalismo, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tec. Estética e Cosmética, Tec. Gastronomia, Naturologia, Educação Física.

O reitor, professor Mauri Heerdt, ressaltou que o PDI é o principal documento norteador do futuro da Universidade e convidou a todos a participarem deste processo colaborativo.

“A educação e o conhecimento impactam positivamente na vida das pessoas e por isso, a importância de oportunizar cada vez mais o acesso à Universidade. Esse momento nos desafia a refletir não só sobre os desafios da educação diante das constantes transformações da sociedade, em especial, o papel a ser desempenhado pela Universidade nos próximos 5 anos, mas principalmente, qual é o tipo de educação que nós queremos? Que áreas são importantes se cruzarem para o futuro da Unisul? Estamos aqui para cocriar essa era da colaboração”.

Já o diretor do Campus Grande Florianópolis, professor Zacaria Alexandre Nassar, atribui o crescimento do bairro Pedra Branca à chegada da Unisul.

“A história de desenvolvimento da Unisul na Pedra Branca, contribuiu sobremaneira para a criação e desenvolvimento da Pedra Branca e região, e neste momento, pensar o futuro da Unisul, envolve pensar em novos cursos, mas também no desenvolvimento regional, de forma sustentável e integrada as políticas e estratégias do poder público e setor produtivo”.

O professor Fabrício da Silva Attanásio, enfatiza a necessidade de valorizar as contribuições para o desenvolvimento de metodologias de trabalho.

“Planejar o futuro em um mundo em constante transformação, requer abordagens inovadoras, ágeis e colaborativas, neste contexto, criamos uma metodologia de cocriação, onde os estudantes e os egressos são protagonistas”.

A líder do grupo de trabalho, professora Patricia Meneghel, explica que o objetivo dos encontros é ouvir os estudantes.

“Apesar da Universidade ter instrumentos de avaliação que já são aplicados, esses encontros têm como objetivo maior ouvir os estudantes sobre os impactos da universidade em suas vidas e em especial, como eles pensam a “Universidade do futuro”.

Os estudantes participaram ativamente das dinâmicas e destacaram que a Universidade desenvolve um papel importante em suas vidas por contribuir com conhecimento, pensamento crítico, amadurecimento pessoal por meio das experiências oportunizadas pela Universidade, e em especial, aos trabalhos desenvolvidos nos projetos de pesquisa e extensão, que contribuem com a formação estudantil/profissional e da comunidade local e seu entorno.

Nesse sentido, a estudante Ana Paula Barducco, do curso de Engenharia Civil, declara:

“A porta para o mercado de trabalho está aqui” e acrescentou “ A Unisul contribui para minha formação profissional e cidadã, e com isso eu poderei contribuir com a sociedade”.

Para Grazielli Silveira de Souza, estudante do curso de Publicidade e Propaganda, é o conhecimento que faz a diferença.

“O conhecimento tem que fazer sentido para as pessoas, precisamos de um aprendizado mais prático e multidisciplinar para que possamos atuar no mercado, e levar algo novo, e fazer a diferença”.

Os egressos surpreenderam pela participação e contribuições efetivas. Houve também destaque para a qualificação do corpo docente, e a Universidade foi lembrada como espaço de produção de conhecimento, de empregabilidade, geradora e propulsora de desenvolvimento econômico, de qualidade de vida, de socialização. Foram abordados aspectos como a humanização, empatia, interdisciplinaridade entre áreas do conhecimento, empreendedorismo, desenvolvimento de competências entre outras possibilidades para o futuro da sociedade e da Universidade.

“Sou de Minas, e a Unisul passou a ser minha família!” – declara a estudante Flávia H. de Andrade

Para os estudantes, a universidade é considerada o espaço que propicia a aquisição do conhecimento por meio dos estudos, trocas de experiências, onde a teoria e a prática caminham juntas, como também reforça Viviane de Abreu, estudante de Jornalismo.

“A Universidade nos motiva e nos possibilita seguir nosso caminho, nossos sonhos. Considero muito importante podermos contribuir quanto alunos para que a Universidade possa elaborar melhorias. Foi muito bacana participar desse momento de reflexão e pensar no futuro da Universidade que não se concentra só em nós que estamos aqui ainda, mas que também fica para o futuro”.

Próximos encontros do PDI

As atividades de Cocriaçao do PDI continuam no Campus Grande Florianópolis e na próxima quarta-feira 05, participam os estudantes da unidade Dib Mussi, em Florianópolis.