Pesquisa analisa protagonismo do sujeito negro na publicidade catarinense

A estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Ana Beatriz Brasileiro de Almeida Melo, defendeu na quarta (24) o projeto “O protagonismo do sujeito negro na publicidade catarinense”. Orientado pela professora Giovanna Gertrudes Benedeto Flores, o projeto é mais um exemplo do compromisso do PPGCL com temas catarinenses.

A partir da vertente franco-brasileira de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, o projeto de Ana Beatriz visa analisar discursivamente como peças publicitárias veiculadas em Santa Catarina nos últimos 10 anos retratam o modelo negro e compreender os efeitos de sentido dessa representação nas mídias digitais catarinenses.

“Pretendo mobilizar na análise as noções de historicidade, memória e interdiscurso para poder perceber a construção dos discursos e os efeitos de sentido que eles causam”, esclarece Ana.

“Para abordar mais especificamente a identidade da pessoa negra em Santa Catarina, pretendo mobilizar o acervo de estudos sobre grupos étnicos no sul do Brasil, reunido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, complementa.

O corpus de análise será composto por peças publicitárias que retratam o modelo negro disponibilizadas por meios digitais (internet e redes sociais) e veiculadas no estado de Santa Catarina entre 2010 e 2020.

Levando em consideração os processos de construção dos sentidos presentes nas peças publicitárias Ana Beatriz pretende responder, entre outras questões de pesquisa, quais são os efeitos de sentido produzidos sobre a popularização de personagens negros na publicidade catarinense; se o aumento de modelos negros nas propagandas catarinenses desde os anos 2010 produziu novas narrativas discursivas; se essas novas narrativas rompem com a formação discursiva das campanhas já existentes; se há silenciamentos/apagamentos no que se refere à diversidade de corpos de modelos negros na publicidade catarinense; e quais são os efeitos de sentidos produzidos sobre a negritude nas peças publicitárias veiculadas durante o mês da Consciência Negra?

O trabalho foi avaliado por banca formada pelas professoras Ana Carolina Cernicchiaro (Unisul) e Nádia Neckel (Unisul).

PPGCL recebe inscrições para Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul está com as inscrições abertas para o Mestrado e o Doutorado com oferta nos campi Pedra Branca e Tubarão. As inscrições estão disponíveis até o dia 30 de abril e podem ser feitas em: unisul.br/ppgcl

Os cursos de Mestrado e de Doutorado possuem duas linhas de pesquisa: Texto e Discurso e Linguagem e Cultura. Tendo como diferencial sua multidisciplinaridade, acolhendo estudantes das mais diversas licenciaturas e bacharelados que se interessam por objetos textuais, discursivos e culturais.

Por conta da pandemia de Covid-19, o contato com o PPGCL está sendo feito a distância. Fale com a equipe por meio do Whatsapp (48) 3621-3369 ou pelos e-mails ppgcl.sec@unisul.br e ppgcl.pb@unisul.br.