PPGCL promove seminário de estudos culturais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem promove o I Seminário de Estudos Culturais nos dias 26 e 27 de outubro e 03 de novembro. O evento busca a aproximação com pesquisadoras e pesquisadores de reconhecida importância em temas relevantes dos estudos da cultura.

As atividades serão conduzidas na plataforma Zoom. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Para acessar o link, enviar e-mail para Profa Dra Ramayana Lira de Sousa, (ramayana.sousa@unisul.br), organizadora do evento.

Nessa primeira edição, haverá três palestras:

Dia 26/10, 14h

Profa Dra Renata Dalmaso (UNIFESSPA)
Título: Estudos sobre Deficiência: Perspectivas para os Estudos Culturais
Resumo: As diferentes vertentes dos estudos de deficiência, do modelo médico ao social, e seus contextos históricos. Representações de deficiência e os Estudos Culturais. Metáforas da deficência, da literatura aos quadrinhos.

Mini-bio: Renata Lucena Dalmaso é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Doutora em Letras Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2015). Pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2016). Bolsista Fulbright Pesquisadora Júnior na George Washington University (2018-19). Seus interesses de pesquisa incluem escrita autobiográfica, estudos de deficiência, feminismos, teoria queer. Atualmente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet) da Unifesspa.

Dia 27/10, 9h

Dr Dieison Marconi (ESMP-SP)
Título: As cenas dissensuais dos Estudos Queer
Resumo: As cenas voláteis/reverberantes dos últimos 40 anos dos Estudos Queer

Mini-bio: Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), onde integra o grupo de pesquisa em Comunicação, Consumo, Imagem e experiência. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com período sanduíche realizado na Universidade Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, junto ao Grupo de Pesquisa em Gênero, Estética e Cultura Audiovisual (GECA -UCM). É Mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como pesquisador, se dedica aos estudos das relações entre imagem, estética, política e teorias queer.

Dia 03/11, 14h

Profa Dra Alessandra Brandão (UFSC)
Título: Feminismos decoloniais
Resumo: Os diferentes atravessamentos da opressão e a crítica ao feminismo branco A contribuição dos feminismo dxcolonial para uma crítica e reinvenção das epistemologias.

Mini-bio: Professora do Curso de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC. Pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (UFSC) e co-organizadora do 12 Seminário Internacional fazendo Gênero. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Leeds, Inglaterra e foi Dean’s Fellow no Dickinson College, EUA. Seus interesses de pesquisa incluem cinema brasileiro e latino-americano, teorias feministas e teorias da imagem.